26/10/2010 - 16:06

Programa de Aperfeiçoamento das Subseções vai uniformizar atividades

Da redação da Tribuna Regional

26/10/2010 - Padronizar o funcionamento das subseções é o principal objetivo do recém-lançado Programa de Aperfeiçoamento das Subseções (Pass), criado pelo Departamento de Apoio às Subseções da OAB/RJ. Funcionários da Seccional já estiveram nas regiões de Niterói e da Baixada Fluminense, além de localidades do interior do Estado, e em breve circularão pelas unidades da OAB na Capital, ajustando processos administrativos, uniformizando procedimentos e resolvendo possíveis entraves burocráticos. Para o diretor do DAS, Felipe Santa Cruz, a ideia é oferecer as mesmas condições de atendimento aos advogados. "Boas iniciativas verificadas numa subseção poderão ser repetidas em outras comarcas. Queremos melhorar cada vez mais o funcionamento", explicou ele.

De acordo com o superintendente da OAB/RJ, João Luiz Couto - que visitou nesta segunda-feira, dia 25, as susbeções de Cabo Frio, Araruama e São Pedro da Aldeia - o projeto é resultado da procura por novos mecanismos de apoio permanente às comarcas do interior, uma vez que seria impossível atender, num curto espaço de tempo, a todas as reivindicações apresentadas pelos presidentes de subseções nas reuniões zonais. Segundo ele, a equipe da Seccional tem, por exemplo, a missão de observar da limpeza da subseção ao atendimento prestado aos advogados e à população local. O Pass também levará profissionais capacitados a aprimorar as instalações de telefonia e informática.

João Luiz acrescenta que a excelência dos procedimentos internos de uma subseção será premiada com uma certificação de qualidade emitida pela Ordem.

Após a primeira fase do programa, o grupo voltará às comarcas para verificar as melhorias e afinar ainda mais o diálogo. Para manter as boas condições de trabalho, o intercâmbio entre funcionários e gerentes de departamentos da Ordem e das subseções será reforçado.