16/10/2009 - 16:06

Procurador da Fazenda cotado para a AGU

Do Jornal do Commercio

16/10/2009 - O procurador-geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Lucena Adams, é o nome mais cotado para assumir o comando da Advocacia-Geral da União (AGU) no lugar de José Antonio Dias Toffoli, que foi aprovado pelo Senado e assume no próximo dia 23 uma cadeira de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha definitiva de Adams, que deve ser chancelada pelo presidente da República na próxima semana, é considerada uma sucessão natural, já que o escolhido é integrante da carreira da advocacia pública.

Além do procurador-geral da Fazenda, disputavam a indicação para a AGU outros quatro nomes. Os concorrentes de Adams são o advogado Sérgio Renault, ex-secretário de Reforma do Judiciário; João Ernesto Aragonés Vianna, professor de Direito Previdenciário e procurador federal; Fernando Neves, advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e Marcelo Rossi Nobre, representante da Câmara no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De todos os candidatos, Adams é o que conta com o leque mais forte de apoios técnicos e políticos, a começar pelo apoio explícito do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Toffoli, ex-chefe da AGU, foi consultado pelo presidente e não fez objeções à escolha do procurador-geral da Fazenda para substituí-lo - os dois foram parceiros, por exemplo, no trabalho de recuperação de créditos e suspensão de despesas que a União estava ameaçada de pagar em julgamentos no STF.