20/08/2014 - 13:24

Primeiro painel da Conferência será sobre propostas para Poder Judiciário

Demonstrando compromisso com questões práticas do cotidiano dos advogados, a XII Conferência Nacional, que acontece no Rio entre 20 e 23 de outubro, abordará em seu painel inaugural as propostas para o aprimoramento do Poder Judiciário.

No primeiro encontro do dia, nomes de peso como a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia Antunes e o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sebastião Alves Junior serão responsáveis pelas palestras O Poder de juiz: ativismo judicial ou garantismo processual e A imprescindibilidade do Quinto Constitucional.

Logo após, O Judiciário e as possíveis reformas serão abordados pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Ricardo Villas Bôas, enquanto o desembargador do Tribunal de Justiça Ricardo Couto de Castro falará sobre a gestão processual como instrumento de racionalização da Justiça.

Fechando o painel, serão abordados pontos populares, como a transparência do Poder Judiciário e a democratização das decisões judiciais. Os responsáveis pelas exposições serão o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, e o procurador de Justiça do Rio Grande do Sul Lênio Streck.

Conferência 2014