13/01/2014 - 11:33 | última atualização em 13/01/2014 - 12:32

Presídios: OAB Nacional vai propor ações civis públicas

site do Conselho Federal

Em decorrência das vistorias que vem sendo realizadas há vários anos pela OAB Nacional, intensificadas em dezembro do ano passado, a entidade irá propor ações civis públicas em cada estado para denunciar formalmente ao judiciário a situação dos presídios brasileiros. As ações irão requerer providências enérgicas e que os estados sejam compelidos a dar assistência às famílias dos presos mortos, bem como garantir indenizações pela falta de proteção efetiva aos apenados.

A providência foi comunicada na manhã da última sexta-feira, dia 10, pelo presidente da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. "O estado é responsável pela proteção da vida das pessoas submetidas a sua custódia", afirmou.

O presidente destacou que objetivo "é fazer justiça a cada ser humano". "As ações simbolizam uma medida de pressão aos governos estaduais para vencerem a inércia que se encontram no tema do sistema carcerário", completou.

A ação irá requerer ao juiz de cada estado que determine a separação dos presos provisórios dos definitivos e, ainda, que seja de acordo com a gravidade do crime que cometeram. Além disso, cobrará que seja assegurado um custeio mensal mínimo para a manutenção das atividades nas penitenciárias.

As seccionais já trabalham nas ações que serão protocoladas a partir da próxima semana.