07/11/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Presídios federais passarão a ter visita virtual para os detentos

Presídios federais passarão a ter visita virtual para os detentos

 

 

Da Folha de S. Paulo

 

07/11/2009 - Os quatro presídios federais do país passarão a utilizar um sistema de visita virtual de presos. Parentes dos detentos poderão usar um monitor instalado em defensorias públicas nos Estados para falar em videoconferência com os detentos.

 

Segundo Wilson Damázio, delegado da Polícia Federal e diretor do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça, os equipamentos estão em fase de testes, e os resultados são positivos. "A mãe de um preso que estava em Manaus chegou a beijar a tela do computador depois de falar com o filho que está detido em Campo Grande."

 

A expectativa do ministério é que os equipamentos estejam em pleno funcionamento no começo de 2010.

 

Damázio disse que as estatísticas do complexo penitenciário federal mostram um índice muito baixo de visitas de familiares aos detentos. A instalação do sistema de videoconferência visa facilitar a ressocialização dos prisioneiros. "Estamos pensando no direito do preso de receber visitas. Muitas das famílias dos detentos não têm condições de se deslocar para os presídios."

 

O novo sistema inclui terminais parecidos com os tótens instalados em aeroportos para realização de check-in. Ele custará cerca de R$ 550 mil.

Abrir WhatsApp