24/09/2013 - 09:15 | última atualização em 24/09/2013 - 09:26

Presidente do TJ do Paraná renuncia

Jornal O Globo

Seis meses depois de tomar posse, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Clayton Camargo, anunciou ontem sua renúncia ao cargo, durante reunião do Órgão Especial do Tribunal, composto por 25 dos 120 desembargadores. O ato acontece num momento em que Camargo é investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por denúncias de venda de sentença e de tráfico de influência.

Ele oficializou também pedido para se aposentar, três anos antes do prazo para aposentadoria compulsória, aos 70 anos. Mas o corregedor do CNJ, ministro Francisco Falcão, determinou por liminar a suspensão do pedido. Segundo o Ministério Público, ele estaria antecipando sua aposentadoria para fugir de um eventual procedimento disciplinar. Está marcada para a próxima sessão do conselho, dia 8 de outubro, a votação em plenário que decidirá se Camargo terá ou não a sindicância transformada em processo. A liminar de Falcão vale até o julgamento do CNJ.

O desembargador é investigado pelo CNJ por acusações de venda de sentença num processo de guarda de menores, e de tráfico de influência para eleger o filho dele, Fábio Camargo, conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Em agosto, ele obteve no tribunal que presidia uma decisão impedindo o jornal "Gazeta do Povo" de publicar reportagens sobre as investigações. Neste mês, ele desistiu da ação.