17/08/2009 - 16:06

Presidente do STF defende reforma da Justiça

Do Jornal do Commercio

17/08/2009 - A reforma do Judiciário vai mudar a administração pública no Brasil. A afirmação é do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, em encontro com magistrados no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), em Natal. Segundo afirmou, toda a administração pública será beneficiada pelas mudanças. É preciso mudar. Vamos mudar no âmbito do judiciário e ao mudar o judiciário, vamos mudar a administração pública. A reforma do judiciário reflete na sociedade, disse o ministro.

Na ocasião, o ministro ressaltou a necessidade de planejamento estratégico no Judiciário. Ele defendeu também o estabelecimento de um padrão único para o Judiciário. Espero que um dia o cidadão possa bater a porta da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Estadual e saber que se trata de um único serviço, um padrão único, um modelo único.

Gilmar Mendes destacou o Programa Integrar, que para ele é o modelo que o CNJ está implantando em todos os tribunais com o intuito de que a Justiça tenha um padrão único de serviços. É um símbolo de abertura, de equalização, de universalização do poder Judiciário, explicou o ministro.