20/06/2011 - 15:49

COMPARTILHE

Presidente da OAB/Paraíba do Sul reclama da falta de juízes

20/06/2011 - Desde que foi rebaixada à 1ª entrância, em 2006, a comarca de Paraíba do Sul passou a contar com duas varas mistas, que funcionavam sob a responsabilidade de dois juízes. Um dos magistrados, no entanto, se licenciou em abril deste ano, após sofrer um acidente e, desde então, a 2ª Vara funciona sem um juiz-titular. "Um juiz do município de Sapucaia vem despachar aqui, mas ele ainda acumula o nosso Jecrim", explica o presidente da subseção, Eduardo Langoni.

 

Segundo ele, também não há juiz-titular na 1ª Vara, o que torna necessária a vinda de uma juíza da cidade de Três Rios, uma vez por semana, para analisar os processos. "Essa magistrada também cuida do JEC da comarca. É humanamente impossível que ela consiga dar conta de tudo", afirma Langoni. "A demanda do Judiciário da cidade tem crescido muito e o problema da falta de juízes continua sem solução. Se continuarmos assim, em breve precisaremos de um mutirão semelhante ao realizado em Campos", completa o presidente.

 

De acordo com o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro e diretor do Departamento de Apoio às Subseções, Felipe Santa Cruz, atualmente há uma carência de 165 juízes na 1ª Instância. Diante desse problema, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Manoel Alberto, prometeu investir em concursos para juízes e serventuários. Segundo Felipe, o desembargador assegurou que sua gestão será voltada, especialmente, para melhorar a 1ª Instância.

Abrir WhatsApp