16/03/2012 - 10:09

Presidente eleito do Supremo visita STJ

Jornal do Commercio

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, recebeu nesta quinta-feira a visita do ministro Carlos Ayres Britto, presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro do Supremo, sua visita teve o objetivo de convidar o ministro Pargendler e os demais ministros da Corte a ter um olhar coletivo sobre a realidade do Judiciário brasileiro.

"Meu estilo de gestão é o compartilhamento gerencial.

Pretendo projetar um olhar coletivo sobre os nossos problemas, nossos desafios, convocando toda a magistratura a partir dos tribunais. Por isso, estou visitando o querido presidente Ari Pargendler, já estabelecendo um canal permanente de interlocução. Vamos precisar muito do talento, da competência, do patriotismo do ministro Pargendler", afirmou Ayres Britto.

Questionado sobre o maior desafio de sua gestão à frente do Supremo, Ayres Britto citou o julgamento do caso do chamado mensalão.

"Está na ordem do dia, mas dependemos ainda de algumas condições. Por exemplo, aguardamos o relator, ministro Ricardo Lewandowski, liberar o processo para o julgamento.

Mas temos outras ações importantes no Supremo como, por exemplo, a anencefalia, a definição dos precatórios e da pensão de ex-governador", disse o presidente eleito do Supremo.

O ministro Ari Pargendler elogiou a visita do colega do Supremo afirmando que a posse de Ayres Britto no STF será um grande acontecimento.

"Tenho certeza que o ministro fará uma grande gestão no STF", disse o presidente do STJ.

A ministra Laurita Vaz, do STJ, suspendeu a ordem judicial que havia determinado o afastamento de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo. Dessa forma, o conselheiro pode retornar imediatamente às suas atividades.

A decisão que o afastou do cargo partiu da 1ª Vara da Fazenda Pública de SP, nos autos de ação civil pública por improbidade administrativa.