13/08/2014 - 18:15 | última atualização em 19/08/2014 - 12:07

Preocupação com transferência de varas estampa capa da Tribuna

A preocupação das diretorias da OAB/RJ e do Sindicato dos Advogados com a transferência de 44 varas cíveis do Fórum central para a Avenida Presidente Vargas é a matéria de capa da Tribuna do Advogado de agosto. Assim que souberam da mudança, as duas entidades divulgaram uma nota conjunta criticando a medida, feita sem consulta prévia às entidades representativas da advocacia, e anunciaram que vão fiscalizar todo o procedimento. Para tentar minimizar os transtornos aos colegas, a Ordem fará o transporte gratuito até o local.

Outro assunto abordado é a situação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Segundo a ministra do tribunal Delaíde Alves Miranda Arantes, entrevista pela revista, uma atuação mais concentrada das entidades sindicais na resolução de questões mais frequentes, como demandas de verbas rescisórias e diferenças de salários, seria de grande valia para a redução do número de ações judiciais.

A quantidade excessiva de processos sob responsabilidade dos juízes fluminenses, que possuem uma carga 40 vezes acima do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é o tema da campanha Mais Justiça, retomada a cada edição. Como soluções, a diretoria da Ordem aponta metas mais ambiciosas para os concursos de magistrados, que hoje têm uma taxa de aprovação muito abaixo da ideal, e melhoria no gerenciamento das serventias.

A polêmica sobre o uso de dados pessoais com manipulação do perfil de usuários do Facebook e a inclusão do nome fictício de uma mãe num caso de adoção monoparental também são temas tratados na publicação.

A Tribuna do Advogado foi enviada aos inscritos na Ordem e está disponível no portal da OAB/RJ.