08/10/2009 - 16:06

Prefeitura lança hoje portal de transparência

Do Jornal do Brasil

08/10/2009 - Para permitir que a população acompanhe o andamento e os gastos nas obras visando os Jogos Olímpicos, o prefeito Eduardo Paes lança hoje, no Palácio da Cidade, o site Transparência Olímpica, onde o internauta terá acesso a tudo que a administração municipal fizer dentro do projeto. Já os gastos federais serão acompanhados pelo Ministério Público Federal, que criou ontem um grupo para fiscalizar todas as transações financeiras realizadas em função da Olimpíada.

No site da prefeitura, estarão disponíveis informações como as datas de início e conclusão de cada obra, os gastos e o estágio delas. O site garantirá ainda uma interatividade com a população, abrindo espaço para sugestões. As atualizações serão feitas em tempo real até a conclusão de todos os projetos.

Ontem, Paes assinou, junto com o secretário municipal de urbanismo, Sérgio Dias; o secretário geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, Carlos Roberto Osório; e a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Deyse Goes, um convênio para a realização de um concurso internacional para a escolha do Marco Olímpico.

Segundo o prefeito, o Marco será uma obra de engenharia que servirá de símbolo para os Jogos. O edital do concurso será publicado pelo IAB até dezembro, mas a expectativa da prefeitura é de que tanto a escolha do projeto quanto a execução da obra aconteçam em 2010.

"Queremos um ícone diferenciado. Se eu fosse fazer parte do concurso, faria uma pira olímpica eterna movida a biodisel em algum morro", brincou Paes, que complementou: "Não estamos definindo o que vai ser feito. Os arquitetos terão total liberdade".

Não vou fazer parte do júri. Mas, quem sabe, algum deles não faz e diz que foi inspiração do prefeito? Segundo Paes, não haverá limite de custos na obra, embora ela tenha de seguir um edital de regras e critérios de "razoabilidade".

O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem que o governo federal disponibilizará 20 mil homens da Força Nacional de Segurança para a Olimpíada.

"Eu estimo que, quando chegarmos aos Jogos Olímpicos, vamos ter 20 mil homens preparados para entrar em ação", afirmou Tarso.

Já no que diz respeito à esfera estadual, o mesmo modelo de segurança do Pan 2007 deverá ser seguido.

"As diretrizes de segurança pública serão as que adotamos em 2007. Dissemos ao Comitê Olímpico que tínhamos problemas e apresentamos a eles nosso planejamento", destacou o secretário estadual de segurança pública, José Mariano Beltrame.