06/04/2017 - 10:45 | última atualização em 06/04/2017 - 11:05

Prefeitura cria gabinete contra a violência

jornal O Globo

Com objetivo de definir novas ações para a redução dos índices de criminalidade na cidade, a Prefeitura do Rio instalou ontem, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A unidade reúne órgãos municipais e forças de segurança de todas as esferas.

Segundo o secretário de Ordem Pública (Seop), Paulo César Amêndola, cada órgão convocado se mostrou disposto a oferecer auxílio logístico e pessoal para o auxílio ao combate da violência no Rio de Janeiro.
"Todo mês, obrigatoriamente, nos reuniremos para debater sobre algum tema escolhido na reunião anterior. Caso haja a necessidade, também convocaremos reuniões extraordinárias".

No encontro de ontem, realizado no Centro de Operações Rio, as Forças Armadas já se dispuseram a treinar agentes da Guarda Municipal e a ajudar em operações policiais de forma pontual, quando for necessário. "É um grande coletivo que busca somar forças para diminuir este triste cenário de violência contra o povo carioca", completou Paulo Amêndola.

O Gabinete de Gestão buscará facilitar discussões integradas, permitindo à prefeitura envolver, sem hierarquia e burocracia, instituições de todos os poderes e esferas para a definição conjunta de protocolos de atuação.

Violência doméstica

O GGIM é presidido pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, e conta com um colegiado composto por secretários municipais e autoridades de órgãos estaduais, federais de segurança, de justiça criminal e social, como a Secretaria de Estado de Segurança, Agência Brasileira de Inteligência, Instituto de Segurança Pública, Ministério Público e Defensoria Pública.

O gabinete terá uma Secretaria Executiva e Observatório de Segurança Pública para suporte tecnológico e estatístico, além de câmaras técnicas para a discussão de temas relevantes, como a perturbação do sossego e a violência doméstica, que são as principais ocorrências atendidas atualmente pela Polícia Militar.