23/08/2024 - 19:05 | última atualização em 23/08/2024 - 19:20

Prédio do TRT1 da Rua do Lavradio ganhará nome de Esperança Garcia, primeira advogada brasileira

Ana Júlia Brandão

O prédio do Tribunal Regional do Trabalho na Rua do Lavradio, no Centro do Rio, vai ganhar o nome de  Esperança Garcia, mulher preta escravizada considerada a primeira advogada do Brasil. A novidade foi aprovada pelo Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) na quinta-feira, dia 22. O fórum continuará carregando o nome do desembargador do Trabalho Christóvão Piragibe Tostes Malta.

A proposta de homenagear a figura emblemática da advocacia reconhecida pelo Conselho Federal em novembro de 2022 como a pioneira no exercício da profissão foi da coordenadora do Subcomitê de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT1, a desembargadora Márcia Regina Leal Campos.

No dia 6 de setembro de 1770, aos 19 anos de idade, Esperança Garcia escreveu uma petição ao governo da Capitania de São José do Piauí na qual denunciava as violências às quais crianças e mulheres eram submetidas, inclusive ela e sua família. Além dos relatos, o texto da piauiense também solicitava providências por parte do poder público, sendo considerado por juristas e historiadores brasileiros a primeira petição de que se tem notícia no país.