28/06/2013 - 10:07 | última atualização em 28/06/2013 - 16:01

COMPARTILHE

Pré-estreia Filme sobre Jango será hoje na OAB/RJ

redação da Tribuna do Advogado

A OAB/RJ vai passar, nesta sexta-feira, dia 28, a pré-estreia do documentário Dossiê Jango, dirigido por Paulo Henrique Fontenelle e produzido pelo Canal Brasil. O evento, promovido pela Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, começará às 19h no e terá entrada gratuita, sujeito a lotação - a sessão será no 9º andar da sede da Seccional.
 
Hipótese de assassinato vem sendo levantada desde a década de 70, mas nunca foi investigada
O filme retrata o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio político, propondo uma reflexão sobre o período da ditadura militar brasileira a partir da controversa morte de Jango, em 6 de dezembro de 1976, na Argentina. A hipótese de assassinato vem sendo levantada desde a época, mas nunca foi investigada. Oficialmente, o ex-presidente morreu de infarto, quando planejava voltar ao Brasil.
 
Com argumento de Paulo Mendonça e Roberto Farias, o documentário revela documentos do serviço de inteligência do Uruguai, do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e depoimentos acerca do tema, incluindo uma gravação inédita na qual Enrique Foch Diaz, empresário uruguaio e amigo do ex-presidente, lista uma série de outras mortes correlacionadas à de Jango. Foch morreu em circunstâncias suspeitas semanas depois de gravar a fita-cassete.
 
Abrir WhatsApp