03/02/2015 - 11:09 | última atualização em 03/02/2015 - 12:12

COMPARTILHE

Em posse no TJ, Felipe reitera importância da 1ª instância e do senso de Justiça

redação da Tribuna do Advogado

Presente à posse do novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ) nesta segunda-feira, dia 2, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, reiterou a importância do fortalecimento da primeira instância, principal bandeira anunciada pela nova gestão do tribunal, que terá à frente o desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. "É na primeira instância e nos juizados que está o problema verdadeiro da prestação jurisdicional", afirmou. Em maio de 2014, após fazer um diagnóstico da realidade enfrentada pelos advogados das 61 subseções do Rio, a Seccional lançou a campanha Mais Justiça, que reivindicava, justamente, a melhoria da infraestrutura judiciária de primeira instância.
 
Felipe também destacou outros pontos importantes para a advocacia e reforçou que entre advogados e magistrados deve prevalecer o senso de Justiça. "Nossa prioridade não é terno nem catraca (dispensa dos advogados de passarem pelo detector de metais). O que nos une e nos guia é o senso de Justiça".
 
Nova diretoria
 
Luiz Fernando sucede a desembargadora Leila Mariano à frente do tribunal, em gestão que vai até o fim de 2016. Tomaram posse, também, Maria Inês Gaspar, Nilza Bitar e Celso Ferreira Filho, primeiro, segundo e terceiro vice-presidentes, respectivamente; assim como Maria Augusta Vaz, corregedora-geral de Justiça, e Caetano Ernesto, diretor da Escola da Magistratura do Estado do Rio.
Abrir WhatsApp