22/02/2013 - 08:50 | última atualização em 22/02/2013 - 20:17

Posse da OAB/RJ: papel da Ordem e novos desafios são destaques

Menções ao processo eletrônico e ao papel da Ordem na construção de uma sociedade democrática; a relação com o Judiciário e os desafios na defesa das prerrogativas e na assistência aos advogados mais necessitados. Diante de um teatro lotado, Felipe Santa Cruz tomou posse como presidente da OAB/RJ na noite desta quinta-feira, dia 21, em cerimônia que mostrou o amplo leque de atuações da Ordem em questões sociais e corporativas, numa mescla de história e futuro que marca, desde já, o início da atual gestão.

O evento foi realizado no Theatro Municipal, cedido pelo governo do estado do Rio.

"Me sinto honrado em assumir a OAB/RJ. Dos bancos da PUC-Rio à presidência da Ordem. Poderia falar aqui da minha carreira pessoal, mas ela não representa o que é o nosso projeto. Não representa a força do movimento coletivo que é essa entidade", afirmou Felipe num discurso marcado, ainda, pela cobrança enfática dos direitos profissionais. "As autoridades têm que respeitar os advogados", sentenciou.

Líder do movimento cara-pintada que foi às ruas pedir o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo, em 1992, o senador (PT-RJ) Lindbergh Farias recordou a participação efetiva da Ordem no episódio, citando também a luta contra ditadura militar e em favor das Diretas. "A historia da OAB se confunde com a da sociedade pela liberdade de expressão", afirmou.

A interação com os poderes Executivo e Judiciário ficou marcada nos discursos do chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, que representou o governador Sérgio Cabral no evento, e da presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ), Leila Mariano. "O governo do estado está à disposição para parcerias", acenou Fichtner. Apostando também no diálogo, Leila afirmou que "as portas do tribunal estão abertas".

Prefeito em exercício do Rio, Adilson Pires elogiou o papel da Ordem fluminense no cenário nacional.

As autoridades têm que respeitar os advogados
Felipe Santa Cruz
presidente da OAB/RJ

Além de ser um grande advogado, [Felipe] é uma liderança nata
Wadih Damous
ex-presidente da OAB/RJ e conselheiro federal
Já Carlos Alberto Drummond, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), corte que está implantando o Processo Judicial eletrônico (PJe), destacou a inclusão digital iniciada na gestão do ex-presidente Wadih Damous.

O tema também foi abordado no discurso do presidente do Conselho Federal, Marcus Vinícius Coêlho, que destacou a necessidade de os tribunais implantarem o peticionamento eletrônico com um "cronograma facilitado para os advogados". Ele ressaltou, ainda, a importância da defesa dos direitos dos colegas. "Sem um advogado forte, com suas prerrogativas respeitadas, não teremos uma sociedade fortalecida", completou.

Saudado com muitos aplausos pelo público, o ex-presidente da Seccional e atual conselheiro federal pelo Rio Wadih Damous deu ênfase à atuação de Felipe à frente do Departamento de Apoio às Subseções e da Caarj durante os mandatos de 2007 e 2012. "Felipe participou ativamente dos meus dois mandatos. Ele conhece os caminhos da nossa administração como ninguém. Além de ser um grande advogado, é uma liderança nata", elogiou.

Também diretor na gestão iniciada em 2007, o atual presidente da Caixa, Marcello Oliveira, lembrou a jornada iniciada em 2007 e reafirmou o papel da Caarj na assistência aos problemas enfrentados pelos colegas no dia a dia da profissão. "Estamos muito bem assessorados e tenho certeza de que vamos assistir os advogados, que tanto se dedicam à profissão em detrimento da vida privada", assegurou.