16/07/2009 - 16:06

Posse de conselheiros do Ministério Público será no dia 10

Do Jornal do Commercio

16/07/2009 - Quanto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a posse foi marcada para 10 de agosto. A cerimônia será às 11h, no auditório Juscelino Kubitschek, que fica no prédio da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Os novos conselheiros assumem para mandato de dois anos. No mesmo dia, às 14h, eles se reúnem no plenário do edifício-sede do CNMP para a primeira sessão da nova composição.

Foram aprovados pelo plenário do Senado os seguintes nomes para compor o CNMP: Sandra Lia Simón, pelo Ministério Público do Trabalho; Maria Ester Henriques Tavares, pelo Ministério Público Militar; Cláudio Barros Silva (recondução) e Achiles de Jesus Siquara Filho e Sandro José Neis (recondução), pelos Ministérios Públicos nos estados; Taís Schilling Ferraz, pelo Supremo Tribunal Federal; Adilson Gurgel de Castro e Almino Afonso Fernandes, pela Ordem dos Advogados do Brasil; e Bruno Dantas Nascimento, pelo Senado Federal.

Antes de tomar posse perante o presidente do CNMP, os indicados precisam ainda ser nomeados pelo presidente da República. Os novos integrantes se juntarão ao conselheiro Maurício de Albuquerque, representante da Câmara dos Deputados, que ainda tem mandato a cumprir, visto que foi reconduzido em junho do ano passado.

Como a posse dos novos membros acontece apenas no mês que vem, as sessões que estavam previstas no calendário para os dias 20 de julho e 3 de agosto de 2009 ficam automaticamente canceladas.