15/04/2009 - 16:06

População não pode ser tratada como gado

Da redação da Tribuna do Advogado

16/04/2009 - A OAB/RJ divulgou nota de repúdio em relação aos acontecimentos ocorridos na manhã desta quarta, 15, quando passageiros foram agredidos na estação ferroviária de Madureira por agentes da SuperVia, empresa que administra os trens.

Em reportagem exibida pelo RJ/TV na noite desta terça, o presidente da Seccional, reiterou as críticas ao despreparo dos agentes. (Veja aqui a reportagem)

Leia abaixo a íntegra da nota.

A OAB/RJ repudia as agressões perpetradas por agentes da SuperVia contra trabalhadores, mulheres, crianças e idosos na manhã desta quarta-feira na estação de Madureira. Pessoas humildes que tentavam chegar ao trabalho, num dia em que o transporte era precário devido à greve dos ferroviários, foram agredidas com socos, pontapés e, até mesmo, golpes de chicotes, por seguranças da concessionária.

A OAB/RJ rechaça, também, as declarações do porta-voz da SuperVia, que classificou de marginais os cidadãos espancados, sob a alegação de que estes impediam o fechamento das portas dos trens, numa situação em que a superlotação dos vagões é que travava as portas.

A OAB/RJ exige, ainda, que, além da punição dos responsáveis pelos espancamentos por parte da concessionária, eles sejam responsabilizados criminalmente pelas agressões.

Mais: a OAB/RJ exige a apuração das acusações de omissão de policiais militares que, segundo testemunhas, assistiram às agressões sem tomar qualquer providência.

Por fim, a OAB/RJ exige das autoridades que fiscalizem efetivamente a prestação de serviços por parte das empresas que detêm concessões na área de transporte. Não é admissível que aconteçam episódios como o desta manhã ou como o ocorrido há poucos dias nas barcas, ocasião em que o representante da empresa concessionária limitou-se a pedir que a população evitasse usar aquele meio de transporte nos horários de maior movimento.

Com a palavra o governo do estado.

Wadih Damous
Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro

Clique aqui para assistir às imagens.