06/11/2013 - 11:20

COMPARTILHE

Polícias matam cinco pessoas por dia no Brasil

jornal O Estado de S. Paulo

Em 2012, 1.890 pessoas morreram em confrontos com policiais militares e civis no Brasil, média de 5 por dia. As polícias dos EUA mataram 410 pessoas e as do Reino Unido, 15. Diante disso, a confiança da população brasileira nas polícias está baixa: 70,1% da população afirmou não confiar nas polícias. Nos EUA, esse número chega a 12%; no Reino Unido, 82% afirmam confiar em suas forças de segurança.
 
Os dados foram divulgados ontem no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). "O atual modelo de atuação das polícias é pouco operacional, moroso, as prisões são superlotadas. Governos precisam enfrentar o problema urgentemente", defendeu o sociólogo Luis Flávio Sapori, ex-secretário adjunto de Segurança de Minas e coordenador de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas).
 
Os números provavelmente são mais altos do que os divulgados. Só oito das 27 unidades da federação mandaram dados considerados de alta qualidade.
 
"Ao praticar abusos e lançar mão do extermínio, PMs mostram que não acreditam na eficiência da segurança pública. Eles matam porque acham que estão fazendo justiça", disse Adilson Paes de Souza, tenente coronel da PM e mestre em Direitos Humanos.
 
A violência de criminosos no Brasil, que justificaria os excessos policiais, não é destaque quando comparada à de outros países. No México, onde houve 1.652 casos de resistência seguida de morte, 740 policiais morreram em serviço, contra 89 aqui.
Abrir WhatsApp