13/11/2015 - 17:04 | última atualização em 17/11/2015 - 21:16

COMPARTILHE

Policiais civis já podem acessar curso da OAB/RJ sobre direito dos animais

redação da Tribuna do Advogado

Em evento realizado nesta quinta-feira, dia 12, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA) da OAB/RJ oficializou a parceria firmada com a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, para capacitar policiais para lidarem com crimes contra animais.
 
As lições serão passadas em um curso online de 40 horas preparado pela comissão, que já começa a ser disponibilizado aos agentes no mês de novembro. Segundo a integrante da CPDA Fabia Bevilaqua, há intenção de se formular, futuramente, um segundo módulo, tratando de alguns temas de forma mais específica.

O presidente da comissão, Reynaldo Velloso, observou que a ação surgiu da observação da resistência de algumas delegacias para registrar casos deste tipo. “Só vamos mudar a causa animal chegando à sociedade”, ponderou.

O chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, frisou que a causa animal seria emblemática: “Iniciativas assim extrapolam seu objetivo. Como um sujeito pode pedir paz na sociedade, por exemplo, maltratando um animal, mantendo um bicho preso sem alimentação? Como pregar paz se ele mesmo não leva paz a lugar nenhum com suas atitudes? Essa ação fortalece o conceito de que somos agentes dessa paz desejada para a sociedade”.

Já a delegada e diretora da Acadepol Jéssica Almeida explicou que o curso tem uma perspectiva objetiva, com o intuito de capacitar efetivamente os policiais de todas as delegacias do estado para que atuem na defesa e proteção do direito animal. “O diferencial é que o curso foi produzido pela sociedade civil em uma atuação conjunta com a polícia”, opinou. Segundo ela, a média de profissionais que acessam a plataforma de aprendizado é de nove mil por bimestre.

Presente à mesa, o comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel André Vidal parabenizou a iniciativa, apontando interesse em expandir a ação, levando o curso à Polícia Militar. “Vale observar que o Rio de Janeiro hoje é o estado que possui a maior área de Mata Atlântica do Brasil e, com isso, uma biodiversidade animal muito grande. E vemos que em certos locais o crime de caça vem destruindo essa fauna. Essa soma de esforços de todas as instituições é fundamental para a gente combater essa modalidade criminal”, frisou.
 
O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, foi representado no evento pelo coordenador das comissões da OAB/RJ, Fábio Nogueira.
Abrir WhatsApp