23/07/2015 - 10:54

Polícia Militar "enxuga gelo" no Centro, diz Beltrame

jornal O Globo

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, disse ontem que o enfrentamento aos roubos praticados por adolescentes no entorno da Central do Brasil não depende só da PM. Ele voltou a afirmar que a polícia 'continuará enxugando gelo" se ações conjuntas com outras esferas do poder público não forem realizadas. Na terça-feira, O Globo flagrou, pela segunda vez em quatro dias, o mesmo jovem assaltando na Avenida Presidente Vargas.

"A PM aumentou seu número de homens na região, mas o policial não pode prender quem está na rua sem uma situação de flagrante, até porque muitos dos envolvidos nesses roubos perto da Central são adolescentes. É preciso conjugar esforços para enfrentar essa situação" - disse o secretário, acrescentando que a área da Central sofre um problema crônico de desordem urbana. "Não há um cadastro de quem trabalha nem do que é vendido ali. Não isento a responsabilidade da PM, mas é preciso de uma ação conjugada com assistência social, tratamento contra drogas e projetos de inclusão".

Beltrame contou que ele mesmo já abordou um adolescente que acabara de praticar um furto na região, onde está localizada a sede da Secretaria de Segurança. De acordo com o secretário, o jovem, que estava com um braço engessado e com pinos, disse, ao ser apreendido, que logo estaria de volta às ruas.

"A área está policiada, inclusive com cavalaria. Eu acompanho a situação na Presidente Vargas diariamente, cobro o aumento do efetivo e várias vezes desci do meu carro para ver de perto o que estava acontecendo", afirmou Beltrame.

"Estamos fazendo um trabalho de inteligência, montamos um cerco aos receptadores, que são a motivação desses assaltos. Eles compram celulares, peças de ouro para derreter e, com isso, alimentam a atuação dos adolescentes infratores. Por isso, sou favorável ao aumento da pena para o receptador, que hoje varia de um a quatro anos de prisão".

Procurada para comentar as declarações de Beltrame, a Secretaria municipal de Ordem Pública ( Seop) afirmou, por meio de uma nota, que todo o comércio ambulante autorizado é cadastrado e segue as regras determinadas pela prefeitura. E, segundo o comunicado, os camelôs sem licenças são alvos permanentes de fiscalização.

A Seop ainda destacou que mantém contato permanente com o 1 º Comando de Policiamento da Capital da PM e com o Departamento Geral de Polícia da Capital, o que resulta em ações conjuntas de ordenamento na região da Central.