20/05/2013 - 17:07 | última atualização em 20/05/2013 - 17:09

Pleno do Conselho Federal oficializa Rio como sede da próxima Conferência

O Conselho Federal referendou nesta segunda-feira, dia 20, a recomendação feita pelo Colégio de Presidentes de Seccionais, realizado em Belém do Pará quinta e sexta-feiras, e escolheu a cidade do Rio de Janeiro para sediar a XXII Conferência Nacional dos Advogados, em 2014. O evento, o mais importante da categoria, deve reunir um público de 20 a 25 mil advogados, sendo o maior fórum de debates sobre o papel da OAB.

Felipe Santa Cruz
presidente da OAB/RJ
Ao agradecer na reunião do Conselho a escolha da capital fluminense para abrigar a Conferência, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, elogiou a forma com que o processo de seleção foi conduzido e a atuação das cidades do Rio e de Porto Seguro, na Bahia. Esta última também concorria a ser sede do evento, mas abriu mão da candidatura.

Como organizadora, a OAB/RJ prevê realizar a 22ª Conferência Nacional dos Advogados em outubro de 2014. O local será o Centro de Convenções da Barra da Tijuca, no Riocentro. Os temas apresentados nesta edição ainda serão selecionados pelo Conselho Federal da Ordem.

Felipe destacou que a Seccional já reservou os 42 mil metros quadrados do Riocentro reservados para a realização de toda a programação científica e cultural. "A Conferência começa a ser planejada com muita antecedência, o que nos dá tempo suficiente para realizar um evento magnífico. O Rio de Janeiro tem a honra de se sentir, desde já, a casa de todos os advogados brasileiros", afirmou.

O projeto da candidatura do Rio, apresentado em abril por Felipe para o Conselho Federal, incluiu um videoclipe que destacou diversas qualidades da capital, como a hospitalidade do povo carioca, a forte estrutura turística e a capacidade de organizar os próximos grandes eventos esportivos.

"Este resultado é motivo de orgulho e representa uma grande responsabilidade. Há 15 anos, o Rio não recebia esta honra, que é mais uma prova do recuperação da Cidade Maravilhosa no cenário nacional. Devemos aproveitar este momento para refletir e debater a participação mais intensa da advocacia sobre os fatos que incomodam a sociedade. A escolha do Rio também valoriza a retomada do prestígio da classe no estado, um dos principais compromissos da nossa administração", comemorou o presidente da Seccional do Rio.

Histórico das Conferências no Rio

A escolha do Rio resgata ainda uma tradição histórica da própria Conferência - que acontece a cada três anos em cidades que venceram a concorrência nacional da OAB. Além de sediar o primeiro evento, em 1958, a capital fluminense organizou os congressos de 1974 e de 1999. Diversos temas sociais ganharam notoriedade em seus fóruns de debates, entre eles, a qualidade do ensino das universidades brasileiras, o direito à liberdade, à cidadania, à transparência pública e o apoio às minorias.

Uma das mais conhecidas posições da OAB durante as conferências nacionais aconteceu há 40 anos, no congresso de 1974, quando a entidade se manifestou publicamente contra a tentativa (mal sucedida) do governo militar de enfraquecer o papel da Ordem ao subordiná-la ao Ministério do Trabalho.