13/01/2010 - 16:06

Planos de saúde cobrirão mais 70 atendimentos

Do jornal Extra

13/01/2010 - A partir de 7 de junho, 44 milhões de brasileiros que têm planos de saúde contratados a partir de 1999 terão direito a 70 novas coberturas médicas e odontológicas. Transplante de medula e exame para diagnóstico precoce do câncer estão na lista de procedimentos obrigatórios divulgada ontem pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O número de consultas para fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo também aumentará. No caso dos planos odontológicos, os seguros vão custear próteses, como coroas e blocos. As lesões por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais também passarão a ser cobertas.

Outros procedimentos previstos são os testes do olhinho (para recém-nascidos) e de HIV rápido para gestantes, o implante de marcapasso e as cirurgias por vídeo no tórax. Segundo o diretor-presidente em exercício da ANS, Alfredo Cardoso, ainda não é possível estimar o aumento de custos para as operadoras. Na última vez que a lista foi atualizada, em 2008, com a inclusão de cem medidas, o reajuste ficou um ponto percentual acima do previsto. No ano passado, o aumento pára os planos individuais foi de 6,76%.

"Somente no próximo reajuste, em 2011, saberemos melhor quanto essa inserção de novas técnicas e coberturas teve de impacto nos custos. Como anunciaremos o reajuste entre abril e maio, e as novas regras só passarão a valer em 7 de junho, não haverá impacto agora", afirmou Cardoso.

A resolução também determina cobertura integral nos casos em que as operadoras ofereçam atendimento domiciliar como alternativa à internação em hospital. Se isso ocorrer, o plano deverá cobrir medicamentos e materiais. Impacto nos preços

Segundo Solange Beatriz Mendes, diretora da FenaSaúde, entidade que representa empresas da área, a inclusão de novos procedimentos deverá afetar o preço do serviço:

"Qualquer incorporação de coberturas tem impacto nos preços. Mas, para os planos individuais, qualquer reajuste só acontecerá em 2011."

Ontem, o desembargador Sergio Lucio Cruz, da 15E Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), decidiu manter a liminar que obriga a Bradesco Saúde a fonecer tratamento quimioterápico mesmo quando isso ocorrer fora do hospital ou for de administração oral. Se descumprir, a empresa - que não comentou o caso - estará sujeita a multa de R$50 mil por dia.