20/03/2013 - 09:03 | última atualização em 20/03/2013 - 09:19

PJe-JF não será mais implementado nesta quarta

Anunciado para ter início de forma não-obrigatória nesta quarta-feira, dia 20, o Processo Judicial eletrônico da Justiça Federal (PJe-JF) teve sua implantação adiada. A Seccional foi comunicada por ofício na última quinta-feira, dia 14.

No documento, que não determina uma nova data para o funcionamento do PJe, a presidente do Tribunal Regional Federal (TFR-2), Maria Helena Cisne, afirma que o parecer da Comissão de Implantação do tribunal apontou a necessidade de "implementar diversas melhorias no sistema, a fim de compatibilizá-lo com as rotinas de processamento e de julgamento desenvolvidas pelos seus usuários".

A OAB/RJ já havia comemorado a forma cautelosa como a Justiça Federal pensava em implementar seu processo eletrônico - de forma gradual e com funcionamento simultâneo aos processos em papel. A cautela evitaria os inúmeros problemas que ocorrem, por exemplo, com o PJe na Justiça do Trabalho. "Pela primeira vez, a OAB foi chamada para ser parceira na construção do sistema eletrônico. Eles já nos disseram, 'nós precisamos da OAB/RJ'", comentou a presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Seccional, Ana Amelia Barreto, que participou de reuniões e treinamentos do PJe-JF.