18/10/2010 - 15:49

COMPARTILHE

Peticionamento eletrônico é explicado na Baixada

18/10/2010 - No dia 16 de outubro, os advogados da Baixa Fluminense puderam participar do curso gratuito de capacitação para a utilização do processo eletrônico, oferecido pelo Departamento de Apoio às Subseções (DAS) e pela Escola Superior de Advocacia (ESA). A aula realizada em Nova Iguaçu - que contemplou advogados dos bairros de Duque de Caxias, São João de Meriti, Magé, Nilópolis, Paracambi, Belford Roxo e Queimados -, contou com a participação da presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da Seccional, Ana Amélia Menna Barreto.

De acordo com a professora, o objetivo das aulas é familiarizar os colegas com o procedimento digital, realidade que a professora considera "sem volta". "O desconhecimento generalizado sobre como operar o peticionamento eletrônico, demonstra a necessidade urgente dos advogados se preparem para atuar no processo eletrônico. Com a implantação maciça desse modelo de processo pelos Tribunais, o advogado que não se tornar pontocom, será ponto morto", enfatiza.

Segundo Ana Amélia, desde que o curso começou a ser promovido, em setembro deste ano, o interesse dos colegas tem sido muito grande. "Na Baixada, tivemos mais de 300 inscrições para a aula em Nova Iguaçu", comemora.

No curso, os alunos têm contato com as especificidades dos sistemas de cada tribunal e com temas como a assinatura digital e o Diário Oficial eletrônico. Cada um deles recebe CD contendo uma apostila didática para acompanhar o que é ensinado pelo professor.

Além da Baixada Fluminense, o curso foi levado às regiões dos Lagos/Norte Nordeste, Serrana e Sul Fluminense, e passará, ainda, pela capital e pela região Metropolitana do Rio, nos dias 6 e 20 de novembro.

Para saber mais sobre as aulas e ler as notícias a respeito do peticionamento eletrônico, basta acessar a seção especial sobre o tema no site da Seccional, pelo endereço http://www.oab-rj.org.br/peticionamentoEletronico.jsp.

Abrir WhatsApp