12/08/2013 - 09:21 | última atualização em 12/08/2013 - 09:23

O perfil e os desafios do advogado moderno

Jornal do Commercio

Existem hoje no Brasil 776.648 mil advogados registrados e atuantes. Por ano, formam-se em média 85 mil bacharéis na área, segundo dados do Conselho Federal da OAB. Diante deste cenário, não são poucos os desafios do profissional de advocacia, que neste domingo, 11 de agosto, comemora o dia do advogado. A data marca a criação dos cursos jurídicos no Brasil.

Para o presidente da OAB nacional, Marcus Vinícius Furtado, a figura tradicional do advogado está dando lugar a um novo estilo de profissional. "O fenômeno faz parte de um processo de expansão do setor jurídico brasileiro na última década, que além de produzir uma nova leva de escritórios acabou por transformar bancas de dez advogados em estruturas de mais de 100 profissionais".

Total - 776.648 mil advogados no Brasil

SP: 242.384

RJ: 122.745

MG:   79.045

RS: 56.725

PR:  43.522

Gênero

Homens: 422.481

Mulheres:  354.167

- Estagiários: 45.233

Mulheres: 23.634

Homens:  21.599

Idade

Até 25 anos: 46.946

26 a 40 anos: 360.475

41 a 59 anos: 228.671

60 anos ou mais: 140.556

De acordo com o Conselho Federal da OAB, este novo advogado do século XXI é um profissional jovem, com até dez anos de experiência, e com atuação voltada para o interior dos estados, fora do eixo das grandes metrópoles. Além disso, costuma ser empregado em instituições e empresas.

Apesar do crescente número de advogados no País, Furtado acredita que o mercado criou novas oportunidades tanto para os mais experientes como para os novos profissionais. "A entidade está atenta à esta nova realidade, mas é preciso que os advogados tenham a consciência de que é necessária uma boa formação jurídica, e buscar constante atualização."

São Paulo lidera o ranking nacional, com um total de 242.384 mil advogados registrados e atuantes. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 122.745 mil profissionais. Para os que dizem que o mercado está saturado, o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Sérgio Rosenthal, aponta áreas promissoras. "Isso é reflexo de uma nova legislação que abriu um leque de novas áreas, como os direitos ambiental e do consumidor, além da conciliação e muitas outras áreas com demanda de profissionais qualificados".

A renovação da advocacia brasileira é vista com bons olhos pelo presidente da Aasp. "Este novo advogado agora atua também além das fronteiras de sua região. As ferramentas tecnológicas propiciaram esta transformação, que traz benefícios. É claro, que o padrão clássico do advogado da comunidade, do bairro ou da cidade continuará existindo, e é importante."

Estado de Direito

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, afirma que a advocacia tem muito o que comemorar. "Conseguimos consolidar o Estado de Direito e hoje podemos lutar contra os abusos cometidos contra o cidadão. A advocacia é uma profissão essencial à sociedade brasileira", ressalta. Santa Cruz afirma que a advocacia têm novos desafios, como o de conquistar a inclusão dos profissionais no regime tributário conhecido como supersimples, a expansão da inclusão digital e a atualização do conhecimento. Entre os ganhos recentes para a carreira, o presidente da OAB-RJ destaca as evoluções tecnológicas. Segundo ele, "o processo eletrônico vai proporcionar agilidade na informação e na gestão do Judiciário, o que vai mudar muito a relação com o cliente, e para isso o advogado precisa estar em harmonia neste

A melhora na carreira só depende dos profissionais, que precisam se aprimorar para encontrar soluções jurídicas dos problemas. Para auxiliar estudantes e profissionais de direito, o professor e coordenador das publicações da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), Felipe Dutra Asensi, reuniu soluções no livro Marketing Jurídico. "Exige-se que o profissional do direito não seja apenas um técnico jurídico, mas que desenvolva competências administrativas e interpessoais. Em qualquer empresa de advocacia o marketing pode contribuir decisivamente na construção da imagem dos serviços prestados e na consolidação da marca", avalia.