05/05/2017 - 13:59 | última atualização em 09/05/2017 - 10:49

COMPARTILHE

Pela primeira vez, corregedor-geral do TJ participa de reunião zonal

redação da Tribuna do Advogado

Foto: Tribuna do Advogado   |   Clique para ampliar
Reunidos em Angra dos Reis no início da tarde desta sexta-feira, dia 5, os presidentes das subseções da região da Costa Verde apresentaram as demandas do judiciário local diretamente ao corregedor-geral do Tribunal de Justiça (TJ), Cláudio de Mello Tavares. É inédita a participação de um corregedor do TJ em reuniões zonais. 
 
"A corregedoria está de portas abertas para a advocacia", destacou Tavares, que é desembargador oriundo do Quinto Constitucional. Segundo ele, a gestão está voltada para a celeridade do processo. "Juiz tem que trabalhar todos os dias, tem que estar diariamente no fórum. Não pode existir isso de trabalhar terça, quarta e quinta e abandonar a comarca às segundas e sextas. E, além disso, é uma obrigação do juiz atender o advogado. Isso é fundamental" destacou. Tavares esteve em Angra dos Reis acompanhado dos juízes auxiliares da corregedoria Leonardo Grandmasson, Leandro Loyola de Abreu, Luiz de Mello Serra e Afonso Henrique Barbora, e afirmou que estão sendo feitas inspeções constantes da presença dos juízes nas serventias. 
 
O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, agradeceu a presença do desembargador na primeira reunião zonal após a posse como corregedor. Felipe afirmou que a advocacia é sensível aos problemas financeiros que o TJ enfrenta e, por isso, o momento é de diálogo franco. "Cabe ao presidente da subseção dizer os fatos, mesmo que estes sejam duros. Estamos no meio de uma tempestade e precisamos solucionar problemas com poucos recursos, por isso entendemos que é preciso fazer escolhas", disse. 
 
O diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), Carlos André Pedrazzi, considerou a visita de Tavares como um momento histórico para a Seccional. "Receber o corregedor representa orgulho para nós advogados, mas principalmente, para o jurisdicionado que está na ponta da corda. É muito importante para a Ordem ter o Tribunal conversando com as lideranças da advocacia da Costa Verde", afirmou. Segundo Pedrazzi, a ideia é que Tavares participe de todas as reuniões zonais, que acontecerão até outubro. 
 
Estiveram presentes, além do anfitrião, Luiz Carlos Jordão, da OAB/Angra dos Reis, os presidentes das subseções de Itaguaí, Arthur Fraga; Seropédica, Jucimar de Almeida Silva; Paraty, Marcos Antonio Costa Silva; e Mangaratiba, Ilson Ribeiro.              
Abrir WhatsApp