14/05/2012 - 12:36

Pedidos por democracia marcam discursos por Diretas na OAB

Democracia. A palavra foi a mais repetida pelos palestrantes do ato em defesa de eleições diretas para o Conselho Federal da OAB que ocorre nesta segunda-feira, dia 14, no auditório da Caarj. Do conselheiro federal pela OAB/Bahia Luiz Viana Queiroz ao senador Lindberg Farias (PT-RJ), passando pelo presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, e pelo deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ), o termo pôde ser ouvido em todos os discursos de reivindicação à escolha direta pelos advogados de seus representantes nacionais.

Acesse aqui o site da campanha pelas Diretas na OAB
"Esta é uma luta impossível de ser derrotada. Senadores e deputados vão votar não por suas posições, mas pela vontade democrática da sociedade brasileira. A OAB não representa só os advogados. Ela é a voz do país. Esteve à frente na briga pelas Diretas Já e em tantas outras conquistas que esse Brasil já teve. Sua luta é justa e faz parte da vontade democrática de toda a população", resumiu Lindberg.

Para Felipe, o momento é de unir os advogados de todo o país e buscar que a representatividade da classe esteja além de interesses políticos. "O país está vivendo uma época de crescimento, com uma advocacia dividida por diferenças regionais. Precisamos de uma Diretoria Federal que olhe para todos os colegas sem distinção de interesses políticos".

Autor de projeto em tramitação na Câmara sobre o tema, Hugo Leal usou o termo para justificar o empenho de seu mandato na causa. Já o conselheiro baiano falou sobre a necessidade de que haja, o quanto antes, uma democracia representativa real na Ordem.

A campanha pelas Diretas no Conselho Federal conta com um site próprio para divulgar notícias e artigos sobre o assunto e colher assinaturas em defesa do pleito. Foi criado, também, um espaço para a interação com colegas, que podem mandar vídeos e mensagens de texto em apoio à campanha.