11/09/2011 - 16:52

Em partida equilibrada, Rio derrota Minas e vence torneio de futebol

Mesmo com os desfalques de dois de seus principais jogadores, Jorge Micho e Rafael Perez, a Seccional fluminense levantou a taça na categoria livre do XII Campeonato Brasileiro de Futebol dos Advogados, realizado entre os dias 7 e 10 de setembro no Rio.

O jogo, disputado contra a equipe de Minas Gerais, na tarde deste sábado, dia 10, no CFZ, foi marcado pela igualdade entre as equipes, que empataram em 2x2 no tempo regulamentar. Nas cobranças de pênaltis o Rio foi superior ao time mineiro e venceu por 3x2.

A partida começou em ritmo acelerado, com Minas marcando a saída de bola e ocupando os espaços do campo. No entanto, passado o nervosismo inicial, a equipe fluminense equilibrou a partida e passou a tocar a bola, especialmente com os meias Gabriel e Ximenez. A estratégia deu resultado aos 17 minutos, quando o lateral Raphael abriu o placar aproveitando rebote do goleiro. Os mineiros sentiram o golpe e, acuados em seu campo, viram o Rio perder grande chance aos 20 minutos. Aos 27, porém, a superioridade fluminense se refletiu no placar. Após escanteio, o cetroavante Felipe subiu e, de cabeça, fez 2 a 0.

No segundo tempo, o preparo físico fez a diferença para os mineiros. Logo aos 11 minutos, o lateral Diego entrou na área, passou pelo zagueiro e bateu forte no ângulo, sem chances para o goleiro. Em seguida, aos 12, a partida ficou paralisada por 5 minutos para atendimento ao atacante fluminense Felipe, que deslocou o ombro em uma queda e teve que ser substituído por Wallace. O panorama não se modificou após o reinício do jogo. Desgastado pela dura semifinal disputada contra o Distrito Federal, o Rio não conseguia manter a posse de bola e sofreu com a pressão de Minas até os 21 minutos, quando, após falha da zaga, o atacante Gustavo empatou a partida. Daí pra frente o equilíbrio se restabeleceu, com os mineiros tocando a bole e o Rio saindo em perigosos contra-ataques. Nenhuma das equipes, porém, aproveitou as chances criadas.

Nos pênaltis, a Seccional fluminense foi melhor. Apesar de Rogério ter defendido a primeira cobrança, Ximenez Pedro e Rodrigo bateram sem chance e marcaram para o Rio. No fim, quem brilhou foi o goleiro Sandro, que, apesar de não ter tido chance nas batidas de Pedro e Gílson, defendeu duas cobranças, de Sormani e Henrique, antes de ver o chute de Gustavo bater na trave, dando o título do XII Campeonato Brasileiro de Futebol dos Advogados ao Rio de Janeiro.

Ao término da disputa, o presidente da OABRJ, Wadih Damous, acompanhado do presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, parabenizou os atletas. "Estou muito orgulhoso pela vitória. Valeu, mais do que nunca, todo o esforço para organizar um evento deste porte. Vocês honraram a OABRJ e a advocacia. Todos as equipes merecem elogios, mas o Rio foi melhor e mereceu", afirmou.

Ophir se disse muito feliz com o trabalho realizado e agradeceu o empenho de todos. "É sensacional o trabalho realizado pela Comissão Nacional de Esportes do Conselho Federal para unir a classe. O esporte é fator fundamental de integração. Gostaria de parabenizar, também, a OABRJ, que recebeu a todos com fidalguia e organizou um belíssimo torneio. Foi uma vitória da advocacia", declarou.

Para Rogério, capitão e goleiro do time mineiro, o campeonato foi excelente. "Só temos a elogiar a organização e a boa recepção que tivemos", disse. Em sua opinião, a derrota na final ocorreu, especialmente, pela falta de concentração no início do jogo. "Fizemos um primeiro tempo muito ruim, parece que deu um branco. Na segunda metade da partida voltamos ao nosso normal, empatamos o jogo e poderíamos ter vencido. Nos pênaltis sabia que tudo poderia acontecer. Já tínhamos passado pelas quartas e semifinal desta maneira, hoje não tivemos a mesma sorte. O Rio está de parabéns", constatou.

Depois de receber o troféu das mãos de Wadih, o zagueiro e capitão do Rio, Valter, conversou com a reportagem da Tribuna do Advogado. Ele afirmou que o resultado positivo é fruto do trabalho há 10 meses. "Desde término do último campeonato, a OABRJ e a Caarj vêm buscando dar todas as condições, tanto para a realização do evento, quanto para a formação de nossa equipe. Foi fundamental o trabalho das duas entidades junto à comissão técnica", enfatizou.

Ao falar sobre o jogo, Valter elogiou, principalmente, o nível técnico. "Esta equipe de Minas joga junto há muito tempo e tem uma qualidade altíssima. Nosso time também vem trabalhando muito bem junto. Fomos muito bem, corremos um pelo outro e, graças a este trabalho, saímos com o título", finalizou.

>>>Veja a escalação na aba saiba mais