08/01/2015 - 17:38 | última atualização em 12/01/2015 - 16:17

Parecer técnico sobre Suípa chega a OAB/RJ e Defensoria

site O Globo Online

O Conselho Regional de Medicina Veterinária/RJ apresentou parecer técnico à Defensoria Pública da União e à OAB/RJ, na manhã desta quinta-feira, dia 8, visando mostrar a importância do trabalho desenvolvido pela Sociedade União Protetora dos Animais (Suípa). O documento foi entregue pelo presidente do conselho, Cícero Pitombo, ao defensor público federal Eduardo Piragibe e ao presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais OAB/RJ (CPDA), Reynaldo Velloso, que ficarão responsáveis por encaminhá-lo ao governo federal. O objetivo é conseguir o perdão da dívida de cerca de R$ 20 milhões, contraída a partir da retirada dos títulos de Filantropia e de Utilidade Pública Federal, em 1995. A medida é uma continuação da Audiência Pública promovida pela OAB, em setembro do ano passado.

Segundo a presidente da Suípa, Izabel Cristina Nascimento, a entidade recebeu os dois certificados em 1950 e passou a ficar isenta de impostos até a retirada dos títulos, pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Na ocasião, o conselho alegou que a entidade não prestava serviço a pessoas e exigiu que a Suípa começasse a pagar mensalmente o INSS Patronal, no valor de R$ 60 mil.

"Na verdade, quem deve nessa história é o governo federal à Suípa. Trabalhamos há mais de 70 anos com saúde pública e nunca recebemos nada. Fazemos de graça o que o poder público não faz. Nossas despesas são pagas com o dinheiro de nossos associados. Nem os diretores nem os conselheiros ganham salário", desabafou.

A Suípa abriga, atualmente, mais de quatro mil animais, a maioria cães e gatos que foram abandonados ou sofreram maus-tratos dos próprios donos. Ainda de acordo com Izabel, são resgatados, por dia, de oito a dez animais atropelados nos municípios do estado. Além do atendimento ambulatorial, a sociedade também oferece serviço mais barato para famílias com baixa renda e desenvolve ações de controle da população animal e de prevenção de zoonoses. A Suípa emprega cerca de 150 funcionários, entre eles, 30 veterinários. Para Pitombo, o fechamento trará sérios problemas à população:

"Se realmente fechar as portas, todos os animais que lá estão abrigados serão novamente abandonados, e as pessoas carentes não terão opção de tratamento para seus animais de estimação. A estimativa é que cerca de 30 mil animais sejam colocados nas ruas da cidade, o que poderá trazer sérios e irreversíveis prejuízos à saúde pública", concluiu.

A CPDA/OAB-RJ e a Defensoria ão agendar uma reunião em Brasília com a presidente Dilma Rousseff para apresentar o parecer técnico e solicitar o perdão da dívida, que pode ser feito por uma medida provisória.