18/04/2017 - 12:26 | última atualização em 18/04/2017 - 12:59

Paraty ganha conselho municipal de segurança pública

jornal Diário do Vale

Com o objetivo de definir uma política integrada de segurança pública e estabelecer medidas de prevenção à violência, foi implementado na semana passada o Conselho Municipal de Segurança Pública de Paraty. Na presença do prefeito Casé, do vice-prefeito, Luciano Vidal, tomaram posse como presidente do Conselho o atual secretário de Segurança e Ordem Pública, Almir Botelho, como vice-presidente o comandante da 3ª companhia de Polícia Militar de Paraty, capitão Robson Guerreiro, como secretário-geral, o advogado Daniel Piccoli, e como mediadora a Coordenadora Executiva do Instituto Colibri, Bernadete Passos.

Para o delegado titular da 167ª DP, Uriel Alcântara Machado Nunes, a criação do conselho vem num momento de grave crise nas instituições. Essa integração entre sociedade civil, município, Estado e União vai contribuir para a criação de um ambiente adequado para que as polícias Civil e Militar possam desenvolver seu trabalho, explica.

Já o Capitão da PM, Robson Guerreiro, acredita ser muito importante a criação do Conselho, porque vai proporcionar a discussão sobre segurança pública do município com a sociedade civil de forma mais técnica. Essa é uma forma de tratar o assunto de maneira mais técnica e, assim, proporcionar uma melhoria na qualidade do serviço para a população de Paraty, afirma.

Os representantes do Conselho que tomaram posse hoje permanecem no cargo por dois anos. No próximo encontro os conselheiros vão aprovar o regimento interno, a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública e o Gabinete de Gestão Integrada, para que seja possível buscar recursos federais.

Além de estimular a estruturação do Conselho Municipal de Segurança Pública, a Prefeitura de Paraty também promove atualmente a criação do Observatório de Prevenção à Violência, em parceria com o Instituto Igarapé e o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. A ideia é identificar jovens em situação de vulnerabilidade e definir medidas preventivas em parceria com o Judiciário.

Estavam presentes representantes do 33º BPM, Polícia Civil, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, OAB/Paraty, Polícia Rodoviária Estadual, Coordenadoria das Mulheres da Prefeitura de Paraty, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e vereadores do município.