29/08/2012 - 14:36 | última atualização em 28/11/2012 - 15:21

Papel da OAB/RJ é destacado em reinauguração em São Gonçalo

redação da Tribuninha

A valorização da OAB/RJ, principalmente na luta institucional e na melhoria da qualidade de trabalho dos advogados, foi destacada pelos presidentes da Caarj, Felipe Santa Cruz, e da Subseção de São Gonçalo, José Luiz Muniz, na reinauguração da sede da 8ª Subseção, nesta terça-feira, dia 28. Wadih Damous, presidente da Seccional, foi apontado como o grande responsável deste avanço.

"O Wadih soube transformar a OAB do estado colocando-a na vanguarda. Se hoje temos uma comissão nacional da Verdade devemos muito a luta da Seccional do Rio de Janeiro. Agora, lutamos pelas eleições diretas para o Conselho Federal. Não é compatível com a tradição democrática da Ordem, manter esse colegiado eleitoral. Negar as transformações na OAB/RJ é negar que nossa advocacia está muito mais fortalecida”, analisou José Luiz Muniz, presidente da OAB/São Gonçalo.

O projeto OAB Século 21, que reformou mais de 200 espaços dos advogados e preparou 42 pontos no estado para a exibição dos cursos telepresenciais, foi o outro legado desta gestão, destacado pelo presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz. Segundo ele, a anuidade está sendo totalmente usada para o benefício da própria classe.

"Só foi possível reformar tantos espaços, porque desde o início contamos com uma ideia que barateou o custo das obras: usamos nossos próprios funcionários e não precisamos terceirizar esse serviço. Temos pedreiros, eletricistas e marceneiros - que constroem o mobiliário - e trabalham para garantir uma qualidade de trabalho digna dos advogados deste estado. Sem diferenças entre as subseções, já que seguimos o mesmo padrão em todas as reformas", ponderou Felipe.

Auditório pronto para curso telepresencial
Wadih Damous
Presidente da OAB/RJ

Em São Gonçalo, além da reforma de todo o piso da subseção, criação de três escritórios compartilhados - com sala de reunião - e novas salas para a administração e para as comissões, o auditório foi amplamente reformado, com capacidade para 220 pessoas, e já está preparado para os cursos telepresenciais, que serão inaugurados em setembro.

Como primeira solenidade oficial do auditório, foram entregues seis carteiras de advogado e 17 de estagiário. Paraninfa da turma, a advogada Patrícia Proetti, fez um discurso comovente sobre a paixão à profissão. "O sucesso depende muito mais da satisfação com que trabalhamos do que do dinheiro que ganhamos com nossa profissão. O advogado precisa ser movido pela paixão. É ela que nos dá a coragem para seguir firme em nossos enfrentamentos", disse.

"A sociedade precisa de advogados corajosos. Hoje a presunção da inocência deu lugar ao princípio anticivilizatório de que todos são culpados. Esta casa defende a democracia e a garantia de um estado de Direito. Para isso, investimos na qualificação de nossos advogados e preparamos seus locais de trabalho. Todos os nossos projetos, em destaque nossos cursos, visam o respeito a advocacia do Rio de Janeiro”, salientou Wadih, e dirigindo-se aos novos colegas concluiu: "Sejam bem vindos a esta casa e saibam que aqui vocês encontram tudo o que precisam".

Também estiveram presentes ao evento de São Gonçalo os presidentes das subseções de Itaboraí e Maricá, Jocivaldo Lopes e Amilar Dutra, respectivamente; o tesoureiro da OAB/RJ, Marcello Oliveira; o conselheiro federal pela Seccional do Rio, Claudio Pereira; e o presidente da Comissão de Advogados Iniciantes da OAB/RJ, Willian Muniz.