29/03/2019 - 18:09 | última atualização em 29/03/2019 - 18:14

COMPARTILHE

Em palestra, vice-reitor de Harvard fala de futuro da advocacia

redação da Tribuna do Advogado

              Foto: Lula Aparício |   Clique para ampliar
 
Clara Passi
Estudioso das questões que envolvem a advocacia brasileira, o professor e vice-reitor da Faculdade de Direito de Harvard, David Wilkin, esteve na Seccional nesta sexta-feira, dia 29, para palestrar sobre os impactos da era da globalização neste mercado, a ascensão do setor legal corporativo no país e as idéias que vem sendo ventiladas na universidade americana a convite foi do presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB/RJ, Bruno Barata. O encontro teve o apoio do Instituto New Law. A vice-presidente da OAB/RJ, Ana Teresa Basílio também foi mestre de cerimônia do encontro.
 
Depois da exposição de Wilkin, realizada em inglês diante de uma plateia composta, em sua grande maioria, por estudantes universitários, houve um painel de debates sobre as tendências da profissão e os dilemas éticos que o crescimento da inteligência artificial trazem para o mercado. A moderação foi da advogada Carol Monteiro de Carvalho.  Barata e a advogada Rafaella Carvalho completaram a mesa.  “Wilkins é um entusiasta do Brasil, mantemos relação acadêmica há cinco anos. Seu estudo tornou-se livro no ano passado”, disse Barata na abertura.
 
“O objeto dele é o futuro", afirmou Basílio. "É o que a advocacia precisa fazer para se aparelhar para enfrentar o mercado competitivo do mundo globalizado e as novas tecnologias. A arbitragem é um exemplo de prática globalizada, é um contencioso sem pátria. Se não acompanharmos novas tendências, teremos um problema de participação de marcado, que movimenta R$ 3 bilhões por ano no país”. 
Abrir WhatsApp