18/07/2024 - 12:23 | última atualização em 18/07/2024 - 12:26

COMPARTILHE

Palestra de Takashi Yamauchi, especialista no terceiro setor, analisa os desafios do consórcio de produção no Rio

Biah Santiago



Nesta quarta-feira, dia 17, a Comissão de Direito de Sustentabilidade da OABRJ promoveu uma palestra do professor e especialista em atividades do terceiro setor, Takashi Yamauchi, que analisou os desafios de se investir em um consórcio de produção no estado do Rio de Janeiro.

É possível assistir ao evento na íntegra, no canal da Seccional no YouTube. 

O comando do encontro ficou a cargo do presidente da comissão, Cesar Augusto Kühner, em parceria com o presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OABRJ, Wanderley Rebello. 


“A advocacia sempre aprende com as aulas dadas pelo professor Takashi, que soma conhecimentos na nossa vida profissional e também pessoal”, disse Kühner.



Takashi explica que o consórcio de produção muda o conceito de negócio que será trabalhado pela empresa ou por um gestor individual. 

“O consórcio de produção é um consorciamento de atividades. O Brasil continua, até hoje, investindo em distritos industriais, o que é um equívoco para o processo. Antigamente, na década de 1940, era comum a construção de uma indústria e de vilas operárias para moradias de seus funcionários. Esse cenário é diferente atualmente, e o custo operacional é maior por se ter que buscar os trabalhadores em localidades mais afastadas”, disse o professor.

“A tecnologia de veículos, por exemplo, não tem uma diferença exorbitante de uma marca para outra. Uma empresa japonesa faz peças para a empresa americana para suprir essa cadeia de produção, e isso se torna uma espécie de ‘condomínio’ de consórcio de produção, que é praticado no mundo inteiro”.

Abrir WhatsApp