03/03/2015 - 09:46 | última atualização em 16/03/2015 - 16:36

COMPARTILHE

Palestra na OAB/RJ aborda a vida de mulheres na prisão

redação da Tribuna do Advogado

Tema pouco debatido, a vida de mulheres encarceradas no sistema prisional brasileiro será a pauta da palestra ministrada pela presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro e membro da comissão OAB Mulher, Maíra Fernandes, no próximo dia 18, às 10h, na sede da OAB/RJ. 
 
“A falência do sistema prisional brasileiro tem sido muito divulgada, mas poucas vezes com foco na questão de gênero. Por isso, no mês de celebração do dia internacional da mulher idealizamos um evento para mostrar como a prisão, que é dura para todos, é ainda mais difícil para as mulheres”, observa Maíra.
 
Segundo Maíra, os problemas começam no fato de que as prisões são construídas para homens e adaptadas para mulheres. “Ademais, elas costumam ser abandonadas por seus companheiros e recebem poucas visitas de familiares. Costumo dizer que a mulher entra para o crime por amor ou por medo e quase sempre há a figura de um homem na história: companheiro, marido, namorado, amante, até mesmo pai. Mas, quando ela é presa, normalmente é abandonada. Vemos isso pelas filas de visita, que são quilométricas em unidades masculinas, mas que, nas femininas, não têm quase ninguém”. 
 
Maíra classifica a atual situação das prisões femininas como “cemitérios de mulheres vivas”, utilizando expressão de Nelson Rodrigues: “É um drama que merece o olhar atento da sociedade, da OAB Mulher e da Ordem como um todo”, ressalta. 
 
Presidente da comissão, Rosa Maria Fonseca frisa a importância do evento, principalmente para profissionais da área criminal: “A palestra é interessante para o público em geral, mas trata-se de uma ótima oportunidade para criminalistas e estudantes da área esclarecerem dúvidas sobre esse lado tão pouco abordado do sistema penal”. 
 
O evento é gratuito. Mais informações pelo email [email protected].
Abrir WhatsApp