29/08/2013 - 16:24 | última atualização em 30/08/2013 - 16:37

COMPARTILHE

Os 70 anos de Edu Lobo na Rádio OABRJ

redação da Tribuna do Advogado

Até meados da década de 1960, ele era conhecido como o filho de Fernando Lobo, compositor, jornalista e figura marcante da década de 1940. Muitos festivais, prêmios, trilhas sonoras depois - e um curso de Direito na PUC-RIO abandonado no 3º período -, o protagonismo se inverteu e o nome de Fernando é que passou a ser atrelado ao do filho famoso, Edu Lobo, que completa nesta quinta-feira, dia 29, 70 anos, e é tema de especial da Rádio OAB/RJ.
 
Um dos compositores e arranjadores mais respeitados na MPB, parceiro de Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque e Rui Guerra, Edu foi o vencedor do I Festival Nacional de Música Popular Brasileira com Arrastão, feita com Vinícius e defendida por Elis Regina. Dois anos depois, em 1967, a parceria com Capinam levou o prêmio principal do III Festival com Ponteio - interpretada por Marília Medalha.

 
 Músicas
  • Canto triste (com Vinícius de Moraes)
     
  • Arrastão (com Vinícius de Moraes)
     
  • Pra dizer adeus (com Torquato Neto)
     
  • Ponteio (com Capinam)
     
  • Upa, neguinho (com Gianfrancesco Guarnieri)
     
  • Vento bravo (com Paulo César Pinheiro)
     
  • Zanzi bar
     
  • Ode aos ratos (com Chico Buarque)
     
  • Valsa brasileira (com Chico Buarque)
  • Frevo de itamaracá
  • Choro bandido (com Chico Buarque)
 
Em 1994, foi contemplado com o Prêmio Shell de melhor compositor de música brasileira, pelo conjunto de sua obra. Em 2002, recebeu, com Chico Buarque, o Grammy Latino, na categoria MPB, pelo CD Cambaio.
 
A composição de trilhas para peças, como é o caso de Cambaio, é uma das facetas de maior destaque da obra de Edu. São dele as músicas para os espetáculos Arena conta Zumbi, Calabar ou o elogio da traição, Deus lhe pague e O grande circo místico, este último, um balé.
 
Disponível online com acesso pelo site da Seccional, a rádio tem uma programação de notícias ligadas à advocacia e ao mundo jurídico. Produz, também, o programa Cliques do Fique digital, em que a professora Ana Amelia Menna Barreto fala sobre certificação digital e peticionamento eletrônico. O repértorio musical é composto, basicamente, por Música Popular Brasileira, com destaque para o Bloco do Choro, que, de uma em uma hora, apresenta composições novas e tradicionais do gênero instrumental tipicamente carioca.
 
O veículo pode ser acessado, também, por meio de smartphones que utilizem os sistemas operacionais Android e iOS. Para escutar a rádio a partir de celulares com sistema Android, os usuários devem buscar o aplicativo específico e gratuito na loja virtual Google Play, pelo próprio aparelho ou no site. Aos que utilizam produtos fabricados pela Apple, basta acessar o endereço www.oabrj.org.br/radio.
 
Nos programas especiais já foram lembrados o cantor e compositor Raul Seixas, os compositores Donga, Lupicínio Rodrigues, Orestes Barbosa, Carlos Cachaça e Monarco, o cantor e compositor Toquinho, o centenário do compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, o compositor Chico Buarque, Ney Matogrosso, Caetano Veloso, Nelson Sargento e Jackson do Pandeiro, além da Semana do Rock, com uma programação especial dedicada ao gênero. 
 
Abrir WhatsApp