26/11/2010 - 16:06

Ophir destaca ação da segurança no Rio e defende sua extensão ao país

Ophir destaca ação da segurança no Rio e defende sua extensão a todo o País

Do site do Conselho Federal

26/11/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, destacou nesta sexta, dia 26, como fato da maior importância a ação deflagrada nas últimas horas pelas forças de segurança no Rio de Janeiro contra o banditismo que vem aterrorizando a população de toda a região metropolitana, com arrastões e incêndios a veículos particulares e coletivos. Ophir elogiou sobretudo "a ação conjugada" dessas forças, que soma o trabalho das polícias Militar e Civil do Estado, com apoio de forças federais, como Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Federal. Mas ressaltou que a OAB espera, a partir das operações no Rio, que haja uma preocupação com a questão da violência e do narcotráfico a nível nacional, com idêntica articulação de todas as forças de segurança no seu combate.

"Governo e sociedade precisam cuidar dessa questão como um problema social macro; portanto, é necessário um olhar nacional e global a respeito de uma política de segurança pública para nosso País", afirmou Ophir. Ele observa que o Brasil vive hoje uma espécie de guerra civil urbana, sem que haja até o presente uma ação  articulada e eficaz das forças de segurança para o combate à criminalidade. Por isso, disse esperar que a experiência do Rio de Janeiro, mesmo sendo traumática para a população - ressalvou que o combate ao crime deve se dar com respeito aos direitos do cidadão -, pode resultar em políticas importantes nessa área para todo o País.

"É preciso reconhecer de uma vez por todas que o crime não é problema somente de um ou outro Estado, é um problema do Brasil, o que requer o engajamento de todas as forças de bem deste País, de todas as polícias a fim de combatê-lo, pois a sociedade precisa de paz e o cidadão a merece, pois afinal contribui com seus impostos para isso", salientou o presidente nacional da OAB.

Ainda no caso do Rio de Janeiro, ele observou que é fundamental essa ação efetiva do governo estadual  quanto do governo federal, no que diz respeito à segurança pública e o combate ao narcotráfico e o banditismo. "É importantíssimo que se garanta a tranqüilidade a  todas as pessoas que estão no Rio de Janeiro, sejam moradores ou turistas - e é muito importante que se assegure essa tranqüilidade à população, até porque o Rio será uma das sedes da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e sede das Olimpíadas em 2016".