11/01/2017 - 11:25 | última atualização em 11/01/2017 - 11:23

Ônibus: tarifa sem reajuste neste semestre

revista eletrônica Conjur

Após se reunir por cerca de três horas com proprietários de empresas de ônibus, na tarde de ontem, o vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, descartou aumentar as tarifas pelo menos neste semestre. No encontro, apontado por Mac Dowell como um marco zero na relação entre os dirigentes e a prefeitura, foram colocados em discussão os custos de operação do sistema, a climatização da frota e a queda na demanda pelo serviço.

Um dia após o Tribunal de Justiça do Rio manter a multa de R$ 20 mil imposta à prefeitura por cada ônibus em circulação sem ar-condicionado, o secretário disse que vai tentar renegociar o prazo para a implantação dos equipamentos em toda a frota.

Racionalização em pauta

Os cinco empresários que participaram da reunião disseram que a procura pelos ônibus está caindo e que alguns benefícios concedidos pelo governo, como as gratuidades, vinham sendo absorvidos pelas empresas. O secretário rebate e diz que reajustar as tarifas acentuaria a queda na demanda.

"Eles trouxeram os números deles e como está sendo calculado. Nós vamos confrontar com os nossos. O que for definido será com base em uma matemática demonstrativa. Vamos partir dessa análise para tomar decisões. Não negaram informações e isso para mim já foi uma surpresa".

O secretário disse também que a racionalização dos ônibus, que extinguiu 51 linhas, criou outras 25 e encurtou 26 trajetos, continua suspensa. Após um estudo, a tendência é que o sistema volte a ser como antes: "Sou de uma época em que o sistema de ônibus era um orgulho para o carioca. Podíamos andar em toda a cidade. De repente ele foi degradado".

Os dados da auditoria contratada pela gestão de Eduardo Paes - suspensa em dezembro, a dez dias de ser finalizada - serão entregues ao novo secretario e servirão de base para novo estudo, que ainda será contratado. Procurado, o Rio Ônibus, sindicato que reúne as empresas do setor, disse que não comentaria a reunião de ontem.