31/07/2015 - 17:57 | última atualização em 03/08/2015 - 13:27

COMPARTILHE

OAB/RJ subscreve carta pela liberdade de presos políticos na Colômbia

redação da Tribuna do Advogado

Ativistas pela paz, acadêmicos, parlamentares, juristas e defensores de direitos humanos da Europa, Estados Unidos e América do Sul enviaram às autoridades colombianas uma carta humanitária pedindo a liberdade imediata para 71 presos políticos daquele país, em virtude principalmente de denúncias de torturas, tratamentos cruéis, desumanos e degradantes.
 
“A situação desses presos políticos colombianos é dramática por todos os relatos que recebemos. São pessoas que padecem de sérios problemas de saúde e que não vêm merecendo atenção adequada pelas autoridades colombianas, algumas com risco de perecerem nos cárceres daquele país por força do agravamento  dessa situação. É um verdadeiro pedido humanitário às máximas autoridades da Colômbia”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da OAB/RJ, Marcelo Chalréo, que subscreveu o documento em nome da entidade.
 
Entre os signatários, estão nomes como o filósofo e linguista Noam Chomsky (EUA); a pedagoga e ativista Angela Davis (EUA); o argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz; o representante da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento Dinamarquês, Christian Juhl, entre outros. Além do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, a carta foi enviada também a autoridades mundiais como o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon e o papa Francisco.
 
Abrir WhatsApp