26/05/2009 - 16:06

OAB/RJ sedia colóquio sobre população de rua e convivência comunitária

Da redação da Tribuna do Advogado

26/05/2009 - A OAB/RJ sediou hoje o Colóquio sobre situação de rua e convivência familiar e comunitária, promovido pela associação Rede Rio Criança. No evento, foram discutidas as principais questões relativas à população de rua na cidade, principalmente à das crianças e adolescentes, dando destaque para ligação inevitável que esta realidade tem com os problemas enfrentados na convivência familiar.

Presente à cerimônia de abertura, o advogado Carlos Nicodemos, membro da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, comentou as políticas existentes no Brasil para os moradores de rua, salientando que, da forma como são feitas, elas não conseguem solucionar o problema. "Temos nos esforçado para cumprir uma tarefa que se torna cada vez mais difícil que é a de conciliar uma agenda econômica com uma agenda social. Somos um país que democrático, mas ainda vivemos sob o manto do choque de ordem. O que é importante agora é a implementação de uma política de desenvolvimento voltada para as crianças e os adolescentes, que não tolere o recolhimento pelo recolhimento, mas que faça do acolhimento um símbolo do respeito aos direitos e garantias fundamentais", defendeu.

Ao lado dele, estiveram na mesa de abertura a representante da Associação Brasileira Terrados Homens, Claudia Cabral; a representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elisabete; e a secretária executiva da Rede Rio Criança, Márcia Gatto.