02/08/2011 - 16:00

OAB/RJ reitera a TST necessidade de adoção de sistema PJe do CNJ

Caarj e redação da Tribuna do Advogado

Ricardo Menezes e Ana Amelia Menna Barreto, respectivamente presidentes das comissões de Justiça do Trabalho e de Direito e Tecnologia da OAB/RJ, foram recebidos pelo presidente do TST, João Oreste Dalazen, na passagem deste último pelo Rio na sexta-feira, dia 22, e com ele conversaram sobre a implantação do processo eletrônico na Justiça do Trabalho do Rio, reiterando a necessidade da adoção do sistema PJe - Processo Judicial Eletrônico - do Conselho Nacional de Justiça.

Com relação ao compromisso assumido pelo presidente do TST de adotar o PJe na integralidade da Justiça Trabalhista, os representantes da OAB/RJ solicitaram que a 1ª Região fosse contemplada com a instalação de uma vara piloto, prevista no cronograma nacional de implantação.

"Os contínuos e graves problemas enfrentados pelos advogados trabalhistas devido ao mau funcionamento do sistema do TRT do Rio demonstram a necessidade de mudanças imediatas", afirmou Ricardo.

Sobre as recentes declarações de Dalazen demonstrando preocupação com os baixos índices da certificação digital dos advogados em geral, Ana Amelia informou que, como resultado do trabalho de inclusão digital desenvolvido pela OAB/RJ, houve um crescimento de 245% do número de advogados com certificação no último mês. Ela lembrou, ainda, que a Seccional fluminense está em no segundo lugar no número de advogados com certificação e que os cursos promovidos pela Secional já capacitaram mais de oito mil advogados. "Temos proporcionado aos advogados todas as facilidades para adquirir a certificação digital, mantendo postos próprios, inclusive no prédio da Justiça do Trabalho, além da desenvolvermos a certificação itinerante para atender os advogados do interior", disse Ana Amelia.

O presidente do TSE parabenizou a OAB/RJ e convidou a Seccional para enviar sugestões ao comitê gestor do PJe, integrado pela OAB Federal e o Ministério Público do Trabalho.