26/10/2009 - 16:06

OAB/RJ rechaça comparação entre Rio e Medellín feita pela ONU

OAB/RJ rechaça comparação entre Rio e Medellín feita por emissário da ONU

Do site do Conselho Federal

26/10/2009 - O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, refutou neste domingo, dia 26, de forma incisiva, as declarações do coordenador do programa Cidades Mais Seguras para Assentamentos Humanos das Nações Unidas (ONU), Elkin Velásquez, para quem "o Rio é hoje a nova Medellín", cidade colombiana que foi dominada pelo tráfico de drogas. "A comparação com Medellín não me parece apropriada; nem em seus piores momentos o Rio esteve perto do que acontecia na cidade colombiana", afirmou o presidente da OAB/RJ.

"Vivemos um grave quadro de violência e de insegurança que deverá ser superado por nós mesmos e não com intervenção externa como ocorreu na Colômbia", prosseguiu Wadih Damous em sua crítica às afirmações do enviado da ONU ao Brasil. O presidente da OAB/RJ se refere ao Plano Colômbia, que conta com o apoio e monitoramento dos Estados Unidos para combate ao crime naquele país.

Para o emissário das Nações Unidas, que trabalhou como assessor do prefeito de Bogotá no tema da segurança urbana, a situação de violência que atinge o carioca se assemelha à vivida por Medellín. "Lá (Medellín) a delinquência era alta e fizemos trabalho de integração melhorando a convivência entre as pessoas. O Rio de Janeiro passa por um momento similar  e a união dos três poderes (municipal, estadual e federal) é fundamental para combater a segregação racial".