14/05/2013 - 09:33 | última atualização em 14/05/2013 - 11:17

COMPARTILHE

OAB/RJ recebe denúncias sobre abusos da Polícia em escolas na Maré

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Direito e Educação da OAB/RJ recebeu, quinta-feira, dia 9, um dossiê do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe/RJ) contendo denúncias de violações cometidas por policiais em escolas da Maré. 
 
A Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária (CDHAJ) e a Comissão de Segurança Pública (CSP) também acompanham as denúncias. Foi aberto um procedimento para apurar as denúncias.
 
As denúncias foram encaminhadas ao Sepe por professores de escolas da Maré, que relataram ações da polícia nos espaços escolares que intimidaram e/ou colocaram em risco os profissionais da educação e os alunos.  "Para nós, fica evidente que não se trata de violações personificadas. Alguns policiais escolheram esse modus operandi para atuar nas casas dos moradores, nas escolas. Vamos enviar ofício à Secretaria Municipal de Educação e também vamos entrar em contato com a Polícia Militar para esclarecer qual o protocolo para a ação em espaços escolares. A PM tem que fazer seu trabalho, mas não pode colocar crianças e educadores em risco. Os dias letivos e o acesso à educação têm que ser garantidos”, afirmou o presidente da comissão de Direito e Educação da OAB/RJ, Mário Miranda. 
 
Segundo o dossiê, por exemplo, em virtude da violência, no mês de abril o Ciep Elis Regina só teve nove dias de aula no turno da tarde.
 
Abrir WhatsApp