31/07/2017 - 15:48 | última atualização em 03/08/2017 - 15:11

OAB/RJ realizará posse da nova diretoria da CEVENB

Em 7 de agosto, às 18h, a diretoria da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil tomará posse. Humberto Adami, que já preside a comissão do Conselho Federal, acumulará os dois postos. A solenidade será realizada na sede da Seccional, que fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar.

Segundo Adami, a ideia é colocar a comissão estadual trabalhando em conformidade tanto com a nacional quanto com as comissões de outras seccionais e subseções. “Formando, assim, uma rede de articulação entrosada, que irá somar e trabalhar harmonicamente, sem que haja intenção de sobressair. As comissões devem trabalhar dentro da corporação, que é a OAB”, disse.

Adami explicou que o Conselho Federal aprovou uma proposta de metodologia que todas as comissões da verdade da escravidão negra no país devem seguir. “É preciso ter uma linguagem comum a todas as comissões. Se cada comissão adotar uma metodologia que saia desse elo comum, vai ser muito difícil somar todos os trabalhos”. Ele explicou que na metodologia aprovada ficou estabelecido que um grupo produz bibliografia e outro provas e pistas sobre a escravidão. “Garanto que a comissão vai funcionar de forma suprapartidária e suprareligiosa, sempre voltada ao enfoque de acionar o advogado em relação à questão racial e à reparação da escravidão”, afirmou.

Entre os projetos para a comissão, estão a realização de um encontro da advocacia negra na Conferência Nacional da OAB, que será realizada em novembro, em São Paulo, além de ações para propor cotas para negros na lista do Quinto Constitucional.