16/12/2011 - 17:26

OAB/RJ realiza mais de 500 acordos em semana de conciliação

A participação da OAB/RJ na VI Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro teve o maior número de acordos em mutirões pré-processuais até agora: 510, de um total de 603 audiências realizadas.

Nos meses de agosto e outubro a Seccional realizou outras edições do mutirão, liderado pela juíza federal Marcella Nova Brandão e organizado pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos da 2ª Região (NPSC), vinculado ao Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2).

Em muitas situações, o advogado deixa de pagar as anuidades por circunstâncias alheias à sua vontade. Essa é uma oportunidade de sanarem as dívidas com a Ordem antes de os processos serem distribuídos, com possibilidade de parcelamento no cartão de crédito ou boleto bancário, com juros abaixo da média de mercado ou em condições especiais para pagamento à vista”, explica o procurador da Seccional Gustavo Nogueira.

Gustavo ressalta que a intenção é promover a solução amigável das questões envolvendo atraso das anuidades, e não manter um litígio com o advogado: “Esses acordos trazem de volta ao convívio profissional vários colegas afastados”.

Quase mil conciliações já foram feitas, na soma das três edições.