16/09/2015 - 14:56 | última atualização em 21/09/2015 - 14:53

COMPARTILHE

OAB/RJ promove ato em defesa do Rio Paraíba do Sul

redação da Tribuna do Advogado

O Rio Paraíba do Sul corta o Rio de Janeiro e abastece vários municípios, incluindo a região metropolitana, e parte dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Apesar da importância, o rio encontra-se abandonado e com vários pontos de assoreamento em sua extensão. Preocupada com as consequências disso, a OAB/RJ promoveu um ato em defesa do Rio Paraíba do Sul, nesta segunda-feira, 14, em Três Rios, no Sul Fluminense.
 
O ato teve representantes de dezoito subseções e discutiu o futuro do abastecimento na região sudeste caso nada seja feito para conter o estado de degradação do rio. O presidente da comissão de Direito Ambiental da Seccional, Flávio Ahmed, preparou um documento com ações de engajamento e afirmou que a sociedade tem que se colocar como um agente de preservação. “Vivemos um período de mudanças climáticas que afeta todos nós. O Paraíba do Sul é um dos principais patrimônios naturais do Rio de Janeiro e é um bem juridicamente protegido. A preservação dele é essencial para que possamos continuar produzindo e sobrevivendo”, disse.
 
O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, destacou que os problemas ambientais estão cada vez mais presentes na vida da população. “Todos estamos nos convencendo, ao longo da vida, que essa é uma discussão urgente e não distante, como imaginávamos há alguns anos. É uma discussão fundamental para a sobrevivência produtiva do nosso estado. E a Ordem hoje tem a credibilidade necessária para atrair atenção para esse tema”. Ele explicou que os presidentes de subseção irão escolher áreas em suas comunidades para fazer um reflorestamento e atuar como multiplicadores da campanha, levando a iniciativa para todo o estado. “Esse reflorestamento será o símbolo da nossa esperança”, disse.
 
O presidente da Subseção de Três Rios, Sérgio de Souza, afirmou que com o ato a OAB assume o papel de porta voz da sociedade e que é fundamental lutar pela sobrevivência do rio. “Sem água não há dignidade humana e não há vida”, disse.
 
Além do presidente de Três Rios e do prefeito da cidade, Vinícius Farah, participaram do ato os presidentes das subseções de Angra dos Reis, Cid Magalhães; da Barra da Tijuca, Ricardo Menezes; de Cambuci, Tony Correa; de Duque de Caxias, Geraldo Menezes; da Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; da Leopoldina, Frederico Mendes; de Madureira e Jacarepaguá, Remi Ribeiro; do Méier, Humberto Cairo; de Mendes, Paulo Afonso Loyola; de Paraíba do Sul, Eduardo Langoni, de Piraí, Gustavo de Abreu dos Santos; de Santo Antônio de Pádua, Adauto Furlani; de Resende,  Samuel Carneiro; de Rio Claro, Adriana Moreira; de São Fidélis, Rodrigo Gentil; de Valença, Fábio dos Anjos e a representante da subseção de Vassouras, Vivian Rocha.
Abrir WhatsApp