29/03/2010 - 16:06

OAB/RJ presente em encontro internacional sobre Direito do Trabalho

Da redação da Tribuna do Advogado

26/03/2010 - Representante da OAB/RJ em encontro internacional sobre Direito do Trabalho, realizado no dia 18 de março, em Cuba, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, Marcelo Chalréo, afirmou que a repressão coordenada sobre os movimentos sociais advém de antigas práticas relacionados ao autoritarismo. "As ações e práticas anti-sindicais se mostram cada vez mais articuladas e organizadas, revelando que os agentes do capital têm intercambiado - como fizeram nos tempos ditatoriais - experiências e modelos de repressão e perseguição".

Para Chalréo, as dicussões a respeito das relações de trabalho devem passar pela necessidade da abertura de arquivos da ditaura militar. "O desconhecimento não permite que a sociedade se vacine, que crie anticorpos que a livrem do autoritarismo e dos modelos autocráticos de gestão e administração. E isso se espraia para o universo das relações sociais e do trabalho", afirmou.

Com 250 participantes de 16 países, além de representaçôes diplomáticas, o IV Encuentro internacional de abogados laboralistas y del movimiento sindical en defesa del derecho laboral debateu, ente outros temas, a criação de uma legislação supranacional para assegurar os direitos trabalhistas e previdenciários.

Leia aqui o pronunciamento do representante da OAB/RJ.