18/05/2011 - 16:06

OAB/RJ em pauta: Projeto Nascer, um motivo de orgulho

Wadih Damous*

O propósito de retomar a assistência social como finalidade precípua da Caarj tem sido nossa meta desde que assumimos a administração da Caixa, no início de 2007. Tem sido uma tarefa árdua, tamanhos os problemas financeiros e de gestão administrativa, acumulados por anos e anos, para solucionar a fim de proporcionar benefícios de qualidade para os colegas.

O Projeto Nascer, lançado há poucos dias pelo presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, e nosso mais novo orgulho nessa empreitada de sucesso. Consiste em dar isenção de pagamento de uma anuidade a todas as advogadas que se tornarem mães ou adotarem crianças a partir de 10 de maio de 2011, podendo beneficiar milhares de colegas num universo de 27 mil em idade de ter filhos.

Vai longe o tempo que a Caarj abandonou sua atividade fim para competir com as operadoras de planos de saúde, cometendo uma irresponsabilidade que levou a entidade a, praticamente, falir. As correções de rumo, às vezes duras, mostraram-se acertadas, e hoje a Caixa pode anunciar que sua dívida bancária foi quitada e outros compromissos financeiros vêm sendo honrados, graças a uma gestão austera e competente.

Assim, tem sido possível expandir gradativamente os benefícios sociais, como antes do Projeto Nascer, o Projeto Aprender, de auxílio financeiro aos advogados na compra de material escolar para seus filhos. Ou o Goldental, de tratamento dentário gratuito para os advogados. Ou ainda o socorro material, institucional e humano prestado às vítimas das chuvas na região Serrana. São diversos convênios e parcerias firmados, ajudando a quem precisa e fazendo retornar a anuidade paga à OAB em serviços e melhor qualidade de vida para a categoria.

___________________________________________________________________________________________________

Retomada da assistência social como finalidade da Caarj tem sido nossa meta

Wadih e Felipe saem em defesa do Exame

Os presidentes da OAB/RJ, Wadlh Damous, e da Caarj, Felipe Santa Cruz, criticaram manifestação favorável do desembargador Sylvio Capanema à extinção do Exame de Ordem. Segundo Capanema, ele próprio teria dificuldades se precisasse submeter-se à prova da advocacia. "Defender a abolição do Exame é compactuar com o baixo nível do ensino jurídico ministrado por boa parte das faculdades de direito em nosso país. O Exame, hoje, é uma garantia para a sociedade de que ela terá a seu serviço advogados minimamente qualificados para o exercício da profissão", disse Wadih. Para Felipe Santa Cruz, "pelo visto o desembargador desconhece a realidade do ensino jurídico no Brasil" e deveria "informar-se melhor antes de combater o Exame de Ordem".

Campanha Fique digital vai a mais 6 subseções

Os advogados de Campos, Ilha do Governador, Duque de Caxias, Itaperuna, Cabo Frio e Barra do Piraí são os próximos beneficiados com os cursos gratuitos de peticionamento eletrônico e certificação digital promovidos pela campanha Fique digital. As aulas serão distribuídas entre os dias 21 e 28. Leia mais detalhes no portal www.oabrj.org.br.

Escolha o curso para a ESA

Arbitragem, crimes contra dignidade sexual, Direito autoral ou mudanças no CPC? Você pode escolher o melhor tema para o próximo curso a ser promovido pela Escola Superior de Advocacia da Seccional. Os colegas que derem sua opinião na página da OAB/RJ no Facebook vão concorrer a uma bolsa para acompanhar as aulas do curso vencedor. Para participar, basta curtir a página e publicar um comentário na nota sobre o concurso dizendo qual o evento de sua preferência. O resultado será divulgado no dia 23, segunda-feira.

*Wadih Damous é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro.

Coluna publicada no Jornal do Commercio, 11 de maio de 2011.