25/05/2011 - 16:06

COMPARTILHE

OAB/RJ em pauta: Boas expectativas

Boas expectativas


Wadih Damous*

Foi a Constituição de 1946 que incorporou de vez a Justiça do Trabalho ao Judiciário, retirando-a do âmbito do Executivo, o que representou um marco no aperfeiçoamento de um processo deflagrado nos anos 30, quando a pressão de dois milhões de desempregados protestando nas ruas do Rio de Janeiro e de São Paulo levou à promulgação das primeiras leis trabalhistas, como as que regulamentaram o trabalho feminino e as convenções coletivas. Em 1940 aprovou-se a regulamentação da Justiça do Trabalho e em 1941 deu-se sua instalação oficial, separando-a de seu primo, o Direito Civil.

Este mês, quando se completam os 70 anos da Justiça do Trabalho no Brasil, temos a comemorar o fato de ser este um dos ramos mais céleres do Judiciário, em comparação com a Justiça estadual e a Justiça federal. E também o mais avançado na implantação do processo digital. Todas as turmas e seções do Tribunal Superior do Trabalho recebem e despacham processos por meio eletrônico, registra o Conselho Nacional de Justiça.

Mas, quando analisamos a situação nos estados, verificamos que alguns deixam bastante a desejar na aplicação da justiça. O Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, comparado com os de outras unidades da federação, está bem distante de poder equiparar-se em celeridade e boas práticas. Foram anos e anos de leniência com o mau desempenho. Não por culpa dos juízes, mas por deficiências de gestão, mesmo.

Abril trouxe novas esperanças com a posse da presidente Maria de Lourdes Sallaberry, que desde então vem tomando iniciativas e demonstrando disposição para corrigir o que não funciona ou funciona mal, para que o TRT fluminense seja motivo de orgulho dos que militam na Justiça Trabalhista e da sociedade que dela tanto precisa. As expectativas são boas.

Goldental

Os colegas que não estiverem em dia com a anuidade no próximo dia 31 terão seus nomes excluídos do Goldental, oferecido gratuitamente pela Seccional seguindo a filosofia de restituir em serviços prestados à categoria o valor pago a cada ano. Quem for excluído só poderá ser novamente incluído em janeiro de 2012, pois a conferência dos adimplentes é feita semestralmente.

Fique digital

Itaperuna, Barra do Piraí e Cabo Frio são as próximas subseções onde haverá, dia 28, curso gratuito de peticionamento eletrônico e certificação digital. As inscrições podem ser feitas no portal da OAB/RJ (www.oab-rj.org.br). A iniciativa é da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação, em conjunto com a Comissão da Justiça do Trabalho, a Caarj e a ESA.

Prêmio Innovare

Encerram-se no dia 31 as inscrições para concorrer ao Vlll Prêmio Innovare, que este ano tem como tema Justiça Social e inclusão Social e premiação especial para o tema Combate ao Crime Organizado. Os interessados poderão se inscrever pelo site do instituto organizador (www.premioinnovare.com.br), em seis categorias: Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Prêmio Especial. Os vencedores de cada categoria, à exceção de Tribunal, serão contemplados com R$50.000,00, além de poderem ter suas práticas disseminadas para outras regiões. Também serão oferecidas mencões honrosas.O resultado será divulgado em dezembro.

Curso

A Escola Superior de Advocacia realiza, entre 31 de maio e 16 de junho, o curso Jurisdição ético disciplinar da OAB, com aulas às 18h, terças e quintas-feiras. Valor: R$ 140. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2272-2097.


*Wadih Damous é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro.

Coluna publicada no Jornal do Commercio, 25/05/2011.

Abrir WhatsApp