07/08/2018 - 13:51 | última atualização em 10/08/2018 - 15:12

OAB/RJ participa do XVII Encontro Nacional da Jovem Advocacia

Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar

Mais de 40 jovens advogados compuseram a delegação do Rio de Janeiro no XVII Encontro Nacional da Jovem Advocacia, realizado no final da semana passada em Brasília. O Encontro reuniu milhares de colegas para debater o futuro da profissão e contou, na sua programação, com a realização do Colégio Nacional de Presidentes Jovens. Presidente da OAB/Jovem da Seccional fluminense, Tomás Ribas se fez presente no evento e levantou, mais uma vez, a bandeira pelo fim da cláusula de barreira, que impede uma participação maior da jovem advocacia na estrutura da Ordem.

Autor da proposta, Ribas já levantou o tema em diversos encontros da classe, inclusive por meio de uma campanha lançada no último ano. Para ele, a mudança seria a primeira de muitas voltadas ao benefício dos profissionais com menos de cinco anos de profissão. Ele defende novas posturas e medidas a serem adotadas diante do “sistêmico desprestígio despendido à jovem advocacia”.

Presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia participou da reunião do Colégio Nacional de Presidentes Jovens, e reafirmou sua defesa ao fim da cláusula de barreira. Lamachia anunciou, inclusive, que levará o tema para discussão no Colégio de Presidentes de Seccional, que acontecerá dia 30, e posteriormente leva-lo ao Conselho Pleno da entidade.

O presidente ressaltou que a entidade está acompanhando de perto as pautas da jovem advocacia, dando início em breve a um senso para reunir informações detalhadas sobre os profissionais. Além disso, Lamachia afirmou que uma antiga demanda da categoria, de um curso de iniciação à advocacia oferecido por meio da Escola Nacional da Advocacia, será disponibilizada pela entidade.

Lamachia também destacou a importância desta união da classe na conquista de avanços fundamentais para o exercício profissional. “Há poucos meses tivemos a oportunidade de comemorar uma vitória importantíssima no Senado Federal que foi a lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas profissionais da advocacia. Buscava-se isso desde que me conheço por advogado militante. Da mesma forma, no âmbito do mesmo projeto de lei, comemoramos a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e sabemos que estamos a muito pouco de comemorar a sanção presidencial da matéria”, destacou.

O presidente também reiterou o pedido de mobilização da jovem advocacia nas campanhas que a entidade dará início em breve, visando as eleições que se avizinham. “É ano eleitoral e nosso compromisso é enorme. Precisamos trabalhar juntos em torno da conscientização da sociedade para a importância do voto e a participação de cada um de vocês é fundamental para que tenhamos sucesso”, finalizou.

Ao final do encontro, foi acertado o cronograma dos próximos eventos do grupo. O Colégio Nacional de Presidentes Jovens acontecerá no início do próximo ano em Alagoas. Já o Rio de Janeiro sediará o XVIII Encontro Nacional da Jovem Advocacia no segundo semestre de 2019.